Banco de Leite Humano do Isea convoca mães para doarem leite

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), registrou uma queda no estoque de leite materno no início deste ano. O número de doadoras, em janeiro, se equiparou ao número de bebês receptores e a quantidade de leite coletada já é quase equivalente à quantidade distribuída. Com o receio de não atender à demanda, a coordenação do BLH está fazendo uma campanha para incentivar a doação.

As puérperas, mães que acabaram de dar à luz, e que tenham produção de leite em excesso, podem fazer a doação diretamente no Banco de Leite, como também podem agendar a visita domiciliar para coleta. O BLH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no ISEA. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas que estão na maternidade. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3310-6185.imagem“O leite coletado é utilizado na alimentação de recém-nascidos com baixo peso, que geralmente ficam internados em UTI neonatal. Esse leite é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças e a prioridade é alimentá-los com o leite humano porque ele, além de promover uma boa evolução dos bebês, previne de várias doenças. Por isso, estamos convocando as mães a doarem para que possamos ajudar mais crianças”, explicou a Coordenadora do BLH, Alane Tavares.imagemAlém da coleta e da distribuição, o BLH também realiza a análise do leite e auxilia as mães que não conseguem amamentar os seus filhos. O local realiza atendimento em grupo e individual. As mulheres recebem orientações, como também ajuda de profissionais especializados para fazer a extração do leite. As pessoas que desejam ajudar também podem doar potes de vidro. Devem ser potes de vidro resistente com tampas de plástico com capacidade de 150 a 500 ml.

O BLH do Isea já recebeu quatro vezes a certificação ouro do programa Ibero-Americano de bancos de leite humano. Em 2018, foram realizados mais de 11 mil atendimentos. Foram coletados 1.798 litros de 1.248 doadoras e distribuídos 1.241 litros para 1.380 bebês. imagem

Fonte: Codecom
COMPARTILHE