Dia Mundial de Combate à Aids. Secretaria de Saúde realiza ação

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza nesta sexta-feira, 30, e no sábado, 1, uma ação de conscientização e prevenção ao HIV/Aids. A ação marca o Dia Mundial de Combate à Aids, que acontece neste 1º de dezembro.

A Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis está oferecendo testes rápidos de HIV/Aids e distribuindo preservativos masculinos e femininos na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A ação acontece durante toda esta sexta e também na manhã do sábado, das 8h às 12h.Em 2018 foram diagnosticados 89 casos em Campina Grande e em 2017 foram descobertas 94 pessoas com HIV. Os diagnósticos são possíveis em função do aumento do número de testes rápidos ofertados na rede municipal de saúde. A oferta subiu de 9 mil para 15 por ano, sendo disponibilizado até nas Unidades Básicas de Saúde.

No Serviço de Atendimento Especializado (SAE), são assistidas 1054 pessoas com HIV/Aids. Os pacientes recebem atendimento médico, psicológico, de assistência social, medicamentos e até abrigo e alimentação. A estrutura do serviço foi completamente reformada em 2015 para atender com qualidade as pessoas.“O objetivo do SAE é prestar atendimento integral à saúde e melhoria da qualidade de vida do usuário”, disse o Coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Silvestre Maia.

Fonte: Codecom
COMPARTILHE