Doadoras fazem ensaio fotográfico para Dia Mundial de Doação de Leite Humano

No próximo domingo, 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. Para celebrar a data, o Banco de Leite Humano do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea, vai realizar uma exposição com fotografias das mães doadoras. As mulheres fizeram um ensaio fotográfico durante esta semana na própria maternidade e também tiveram contato com as mães e bebês que recebem o leite doado.

De acordo com a Coordenação do BLH, a ideia é agradecer a essas mulheres pela doação, que é essencial para tantas crianças recém-nascidas. “É uma forma de agradecer, como também de incentivar esse gesto tão bonito, que ajuda a alimentar tantas crianças”, disse a Coordenadora, Alane Tavares.   imagemA doadora Aline Barros deu à luz no início do ano e somente de janeiro para cá ela já doou mais de 20 litros de leite. “Eu tenho em excesso, consigo amamentar suficientemente a minha bebê e ainda extraio leite umas três vezes por dia. É legal doar porque ajuda as outras famílias”, disse ela.

Já a doadora Avaneis Ferreira mora no município de Fagundes, e há sete meses faz questão de ir até o BLH do Isea para deixar o leite excedente que extrai diariamente. “Eu tiro leite até de madrugada, e a sensação é gratificante. É uma bênção pode ajudar outras mamães porque eu me coloco no lugar delas. O leite materno é maná que vem do céu”, disse.imagemNo primeiro quadrimestre de 2019, o Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro, do Isea, já coletou mais de 600 litros e distribuiu mais de 400. O volume de coleta e de distribuição vem aumentando gradativamente a cada ano desde 2012. Neste ano tinham sido coletados 825 litros e em 2018 foram 1.798.

O BLH distribui leite materno para o próprio Isea, a Clipsi, a FAP, Clínica Santa Clara, o Hospital Universitário e todas as Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal da cidade. O BLH do Isea já recebeu quatro vezes a certificação ouro do programa Ibero-Americano de bancos de leite humano.imagemAs puérperas, mães que acabaram de dar à luz, podem fazer a doação diretamente no Banco de Leite, como também podem agendar a visita domiciliar para coleta. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3310-6185. O BLH funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h no ISEA. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas que estão na maternidade.

Além da coleta e da distribuição, o BLH também realiza a análise do leite e auxilia as mães que não conseguem amamentar os seus filhos. O local realiza atendimento em grupo e individual. As mulheres recebem orientações, como também a ajuda de profissionais especializados para fazer a extração do leite. As pessoas que desejam ajudar também podem doar potes de vidro. Devem ser potes de vidro resistente com tampas de plástico com capacidade de 150 a 500 ml.