Secretaria de Saúde instala leitos no Hospital da Criança e do Adolescente

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando novos leitos no Hospital da Criança e do Adolescente – HCA. São sete leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e cinco leitos intermediários para cuidados de pacientes infanto-juvenis com doenças crônicas. A previsão é que eles comecem a funcionar em duas semanas, período para conclusão das obras e contratação de equipe.

A medida tomada pela gestão municipal é para dar suporte aos casos graves de crianças e adolescentes que não tinham acesso a atendimento especializado no município. Antes de iniciar a implantação dos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde convocou uma reunião com o Ministério Público da Paraíba e dirigentes dos principais hospitais da cidade para informar sobre a novidade.

Para a ampliação do hospital, um espaço de 21 metros quadrados foi cedido pelo dono do terreno para a instalação de uma usina de gás, que vai ser usada no suporte aos leitos. “Esperamos com essa ação preencher uma lacuna no serviço público de saúde de Campina Grande. A demanda neste segmento tem crescido e vamos poder dar agora um atendimento mais eficaz e especializado para as crianças com problemas graves”, avaliou a Secretária de Saúde, Luzia Pinto.

A Secretaria já iniciou o processo de contratação dos profissionais que vão ajudar a compor o quadro de funcionários do novo espaço. O Hospital da Criança também conta com um Programa de Residência Médica, implantado em 2013, que forma profissionais médicos para a pediatria. O número de vagas de bolsas deve ser ampliado para que mais residentes possam estagiar no local.

Mesmo com a expansão da unidade, o prefeito Romero Rodrigues deve assinar na próxima semana a ordem de serviço para a construção do novo hospital infantil da cidade, serviço que será construído com ampla e moderna estrutura para o atendimento pediátrico no município.

O HCA já é o hospital de referência em pediatria na região, sendo a única unidade de atendimento aberta ao público 24 horas. Além dos pediatras, o hospital tem ainda consultas com diversos especialistas infantis, como gastroenterologista, nefrologista, neurologista, alergologista, endocrinologista e dermatologista.

Desde 2013, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vem realizando melhorias no HCA, como a abertura do terceiro andar do prédio, que estava fechado, e que passou a ser ocupado com novos leitos ambulatoriais e de enfermagem. A PMCG também reformou em parceria com o Ministério Público do Trabalho a brinquedoteca, área utilizada para a recuperação terapêutica dos pacientes.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE