Seduc capacita professores para realizar teste de acuidade visual com alunos do Sistema Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc), através do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu nesta sexta-feira, 11, uma formação para professores de Educação Física e técnicos do Sistema Municipal de Ensino, com a finalidade de capacitá-los para realização do teste de acuidade visual com alunos do Sistema Municipal de Ensino.

Durante a formação, ministrada pela professora da Unifacisa e médica oftalmologista, Jamilla Viana, os professores conheceram a finalidade do teste, que é identificar indícios de possíveis problemas de visão e a necessidade de encaminhamento da criança para consulta com um médico oftalmologista, e aprenderam como realiza-lo.
Na ocasião, os professores e técnicos também receberam o material para realização do teste, que será feito com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária entre seis e 10 anos.    
Segundo a coordenadora do PSE na Seduc, Micheline Pires, a equipe do programa vai acompanhar as ações nas escolas e, nos casos em que for necessário, providenciará o encaminhamento das crianças para as consultas com o oftalmologista.

Já a médica Jamilla Viana, que frisou a capacitação dos professores é uma forma de identificar precocemente possíveis problemas na visão dos alunos. “É importante que os professores adquiram essa percepção para que os alunos não tenham o rendimento escolar comprometido por conta da baixa visão”, finalizou.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE