SEMAS participa de Seminário sobre as Diretrizes Nacionais no Atendimento a Criança e ao Adolescente

SEMAS participa de Seminário sobre as Diretrizes Nacionais no Atendimento a Criança e ao Adolescente

A Secretaria da Assistência Social de Campina Grande participou do Seminário Disseminação das Diretrizes Nacionais para o atendimento a Criança e ao Adolescente em Situação de Rua. O evento aconteceu na manhã desta terça (12) no Auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Campina Grande. Tendo como público participante adolescentes e operadores do sistema de garantia de direitos.

O evento fez parte das comemorações ao 18 de Maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

A Gerente da Criança e do Adolescente da SEMAS, Magliana Leite, foi uma das responsáveis pela realização do seminário e disse que a realização do mesmo foi importante para manter viva a temática e a discussão sobre a criança em situação de rua e sua vulnerabilidade social, como também, “fortalecer a rede de proteção a criança e ao adolescente”.

O evento marcou o fim das discussões que lembram o 18 de maio, porém a Prefeitura Municipal de Campina Grande e outros parceiros na proteção a criança e ao adolescente estão realizando durante todo O Maior São João do Mundo a Ação Intersetorial de Combate a Exploração do Trabalho Infantil e Sexual de Crianças e Adolescentes com a coordenação da SEMAS.

 

COMPARTILHE