Semas promove ação social na Feira Central de Campina Gr

A Feira Central de Campina Grande foi o lugar selecionado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras Glória), para realizar a sua primeira “Feira de Serviços”, ocorrida na manhã da última terça-feira, 05. A ação social objetivou atender a população que reside e frequenta a Feira Central da cidade com os serviços de orientação sobre os direitos sociais e jurídicos.

A atividade fez parte do projeto Beleza Pura, da Coordenadoria LGBT, que desenvolve atividades ao público LGBT, profissionais do sexo, pessoas em situação de rua e usuários de substancias psicoativas.

Segundo Mário Wilson, da Coordenadoria LGBT, a proposta é levar o serviço de vários setores, tanto público quanto o privado, para aqueles que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, que precisam de uma atenção mais detalhada e concentrada. “A perspectiva é fortalecer os vínculos com a assistência, prevendo mudar a realidade da situação a longo prazo”, relatou Mário.

Na ocasião foram disponibilizadas quatro tendas de serviços, por meio de uma parceria entre as Secretárias Municipais da Assistência Social, Saúde e de Educação, oferecendo café da manhã, apresentação cultural do grupo de capoeira da Feira Central, programa Mexe Campina, orientação de saúde bucal e informações sobre Atenção Psicossocial ao Álcool e Drogas (CAPS/AD), que compõem a Secretaria de Saúde. Além do atendimento profissionalizante do (CEPACS), com o oferecimento de cortes de cabelo, estiveram também presentes equipes da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação.

imagemO INSS realizou um trabalho de orientação e informação sobre os direitos de seguridade social, Centro Estadual da Mulher “Fátima Lopes”, Centro de Informação Prevenção Mobilização e Acompanhamento dos Profissionais do Sexo (CIPMAC) que realizou, na ocasião, testes rápidos de HIV e a distribuição de preservativos em campanha alusiva ao “Dezembro Vermelho”, mês de luta e conscientização contra a AIDS; outras ações foram da Pastoral da Mulher e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), informando sobre os direitos jurídicos do público presente.

Para Maria Danielle, coordenadora do Cras Glória, a parceria com a saúde e educação é indispensável quando se trata de um evento de grande porte voltado para um público mais vulnerável. “É uma ação inédita na Feira Central e estratégica no Cassino Eldorado. A ação tem a visão informativa para a população sobre os direitos sociais”, disse Danielle.

A Semas apresentou todos os seus serviços e programas da pasta, no sentido de orientar a população nesse primeiro momento. Estavam presentes o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS I), Coordenação LGBT, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Gerência do Idoso, Vigilância Socioassistencial, Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua (Centro POP), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Sistema Nacional de Empregos (Sine Municipal).

Fonte: Codecom

COMPARTILHE