Pontos Turísticos

Açude Velho
Como principal cartão postal da cidade, o Açude Velho fica cravado no centro da cidade de Campina Grande. Ele possui uma área de aproximadamente 47 mil m² e sua construção data do ano de 1830. Margeando o Açude Velho estão os principais bares e restaurantes de Campina Grande, além de um museu projetado por Oscar Niemayer.


Monumento ‘Os Pioneiros da Borborema’
Inaugurado no centenário de Campina Grande, no ano de 1964, o monumento ‘Os Pioneiros da Borborema’ virou ponto turístico do município. Instaladas às margens do Açude Velho, as estátuas foram trazidas do Rio de Janeiro e apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade. O índio representa o início de tudo. A catadora de algodão faz referência à ‘Era de Ouro’ de Campina Grande, quando o município se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo. E o tropeiro presta homenagem à vocação comerciária da cidade.


Monumento ‘Farra de Bodega’
O monumento Farra de Bodega homenageia dois ícones da música nordestina: Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. A obra é do artista campinense Joás Pereira Passos e feita de bronze. Ela foi inaugurada em 2003 e fica localizada em um girador às margens do Açude Velho. Além das esculturas dos músicos, há também uma mesa, pratos, representação de comidas típicas e um banquinho, muito usado pelos turistas para fazer fotos.


Parque do Povo
O Parque do Povo é o local onde ocorrem diversão shows e apresentações, tanto do São João quanto outras festas promovidas pela prefeitura e organizações religiosas. O Parque do Povo também recebe parques de diversões temporários, como também moradores pilotando aeromodelos, drenes e carros de controle remoto.