O Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS-CG) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-CG) irão realizar, na noite desta quarta-feira, 05, a partir das 19h, a abertura, da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no Cine Teatro do SESC Centro/CG. A programação segue nos dias 06 e 07 de junho, pela manhã e à tarde.
O tema do evento é: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, que será trabalhado por meio de três eixos temáticos. A Conferência tem como objetivo discutir a educação permanente das equipes de saúde da Atenção Primária para o aprimoramento do trabalho.
Na ocasião, serão eleitos 12 delegados, sendo 6 Usuários, 3 Trabalhadores e 3 Gestores/Prestadores, que levarão as propostas levantadas pelos participantes para a 4ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, em João Pessoa.
Ao todo, são esperados em torno de trezentos participantes, entre gestores, prestadores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do município.
Os três eixos temáticos a serem trabalhados na Conferência são:
I – Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
II – Trabalho digno, decente, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e
III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da Saúde.
A Conferência Municipal é uma das etapas de preparação para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), prevista para acontecer em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Codecom