Começou nesta semana a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE) em todas as unidades da rede municipal de ensino, em Campina Grande. A avaliação teve início no dia 24 de novembro e segue até 5 de dezembro, envolvendo cerca de 8 mil estudantes de 104 escolas.
A avaliação será aplicada aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e tem como foco principal identificar os desafios enfrentados pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, aprofundando o entendimento sobre o nível acadêmico dos estudantes.
De acordo com Adriana Sá, gerente de Supervisão Escolar, o trabalho tem sido direcionado para garantir a participação total dos alunos.
“Com grande entusiasmo, trabalhando todo esse tempo para que tenhamos 100% dos nossos estudantes participando dessa avaliação, já que é uma avaliação a nível estadual, enquanto que nós temos o Saeb, que é a nível nacional. Então ele vem para medir a aprendizagem dos nossos estudantes ao longo do ano de 2025”.
A aplicadora da avaliação na Escola Manoel Francisco da Motta, Valdinete Silva, explicou como acontece o processo na unidade escolar.
“Eu vou fazer a aplicação do SIAVE, onde a gente vai fazer uma análise do aprendizado dos estudantes. Em que sentido teve dificuldade e em que sentido devemos melhorar a educação”.
O SIAVE é uma ferramenta de diagnóstico e acompanhamento do desempenho escolar, servindo de base para o planejamento das ações educacionais no município.
Codecom





