Trabalhadores são vítimas frequentes de acidentes de trânsito
A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), concluiu o primeiro curso de pilotagem segura para motoqueiros que trabalham com serviço de entregas na cidade. O curso Piloto Legal, que integra a programação da campanha educativa Movimento Maio Amarelo, foi encerrado na manhã desta quarta-feira, 05. Todas as atividades foram ministradas pelo Corpo de Instrutores de Pilotagem (CIP), formado por agentes de trânsito da STTP.
Cerca de quinze motoqueiros assistiram às aulas teóricas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), no largo de Açude Novo, e participaram das aulas práticas realizadas no Parque do Povo. O objetivo desta ação é capacitar os que trabalham com entregas para que façam um tráfego seguro para eles próprios, para os pedestres e também para motoristas de veículos maiores.
Dessa forma, asseguram os agentes da STTP, as ações do Maio Amarelo podem contribuir para a redução do número de acidentes e de mortes envolvendo motociclistas em Campina Grande.
O superintendente da STTP, Dunga Júnior, disse que serão ministrados cursos para mais três turmas de entregadores durante o Maio Amarelo. “Temos a meta ousada de zerar o número de acidentes de motos em nosso município neste mês. Para isso, contamos com a participação de toda a sociedade. Os entregadores, infelizmente, são vítimas frequentes de acidentes aqui em Campina Grande. Sabemos da boa vontade deles para aprender e contribuir para um trânsito mais seguro”, enfatizou Dunga.
O curso Piloto Legal já capacitou cerca de 500 motociclistas de Campina Grande e outras cidades. A capacitação é oferecida de forma gratuita. Os interessados podem entrar em contato com a STTP por meio do número 3341-1517 ou perfil do Instagram do CIP o @pilotolegal_cip.
Palestras para trabalhadores
Ainda dentro das ações do Maio Amarelo, a Divisão de Educação de Trânsito (DET) da STTP iniciou uma série de palestras para os trabalhadores da construção civil. Essa atividade é realizada em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon). A primeira foi realizada na tarde desta quarta-feira, 05, no canteiro de obras da Construtora Rocha Cavalcante, no Ligeiro.
O agente de trânsito da STTP, Vanilson Ouriques, destacou em sua apresentação a importância do respeito às leis de trânsito, enquanto prática cidadã e como ferramenta para diminuir o número de acidentes entre os motociclistas.
Comando Educativo
Encerrando a programação de atividades desta quarta-feira, 05, a equipe do Movimento Maio Amarelo da STTP realizou um comando educativo (pit stop) na Praça da Bandeira (Centro), com uma adesivagem da campanha e abordagens aos condutores de veículos e motocicletas com informações sobre o tema do Movimento Maio Amarelo 2021: “Respeito e Responsabilidade PRATIQUE NO TRÂNSITO”.
Codecom