Promovida pela Prefeitura de Campina Grande, sob a coordenação da Secretaria de Cultura (Secult), numa parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), a V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande prossegue até esta quinta-feira, 18, com exposições, visitas e outras atividades. A programação foi aberta nesta terça-feira, 16, quando o público pôde conferir, ainda pela manhã, uma apresentação cultural relembrando a história da Rainha da Borborema e um debate com pesquisadores da área.




Já no período da tarde, a programação incluiu uma visita a um dos principais equipamentos culturais e históricos da cidade: o Museu Histórico de Campina Grande. Por volta das 14h, os estudantes da Escola Municipal Laura Menezes Amorim, do distrito de Galante, puderam conhecer o riquíssimo acervo da instituição.
Atualmente, o Museu Histórico está com a exposição “Os Afetos da Rainha”, com curadoria do diretor dos museus de Campina Grande, ngelo Rafael. A composição ressalta um diálogo metafórico entre a Rainha da Borborema enquanto cidade, a Vila Nova da Rainha e a Rainha de Portugal, Dona Maria I de Portugal.
Na manhã desta quarta-feira,17, o Museu também abriu suas portas para a programação, desta vez para Escola Municipal São Clemente, do distrito de São José da Mata. O equipamento, que é gerido pela Secult, é aberto ao público e gratuito, também podendo ser visitado dentro de sua programação normal: de terça a sexta-feira, das 08h às 14h; e das 8h às 12h, aos sábados.
A Secult organizou ainda, para a V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, exposições itinerantes de artistas campinenses, reforçando a cultura e história não somente pelas belíssimas obras, mas também incentivando a população a conhecer os espaços culturais da cidade.
Programação:
Exposição “A caixa”, de Alan Cruz, e Exposição “Paraíba Moderna”, de Ava Romanovisk;
Local: Galeria Edvaldo do Ó – Hall de entrada na Secult;
Horário: 8h às 12h.
Exposição fotográfica “Déco em movimento”, do fotógrafo Jorge Barbosa, e Exposição em xilogravura “Raízes de um povo”, de Haendel Melo;
Local: Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho;
Horário: 8h às 17h;
Exposição fotográfica “Horizonte Art Déco”, de Val da Costa;
Local: Galeria Irene Medeiros (Teatro Municipal Severino Cabral);
Horário: 8h às 17h.
Todas as exposições integram os produtos gerados pela Lei Emergencial Aldir Blanc, com incentivo municipal. Elas ficarão disponíveis para visitação até dia 31 de agosto.
Ainda vem por aí:
Quarta-feira – 17/08 – 15h às 16h
Lançamento do E-Book – Campina Grande Moderna EDUFCG;
Organizadora: Profa. Dra. Alcília Afonso de Albuquerque e Melo (Kaki);
Transmissão online pelo canal da Seduc no Youtube.
Quinta feira – 18/08 – 8h às 19h
Cine patrimônio material e imaterial de Campina Grande;
Transmissão pelo canal do Youtube da Seduc: https://www.youtube.com/c/SeducCampina/featured
Exibição de curta metragens, reportagens, documentários, programa de entrevistas que foram exibidos na Programação Cultural do Programa “Campina na Escola”, canal 3.2.
Codecom