Autor: Notícias PMCG

QUEM DÁ ESMOLA NÃO DÁ FUTURO: Campanha desenvolvida em benefício da criança inicia ações na primeira quinzena de Setembro

Iniciativa, que teve adesão do Shopping Partage e Igreja Católica, contará com ciclo de palestras, coleta de alimentos e outras ações A campanha “Quem Dá Esmola, Não Dá Futuro”, lançada há cerca de um mês e realizada de forma permanente pelo Conselho de Defesa e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), com o […]

01/09/2022 16h10 Atualizado há 3 anos

Iniciativa, que teve adesão do Shopping Partage e Igreja Católica, contará com ciclo de palestras, coleta de alimentos e outras ações

A campanha “Quem Dá Esmola, Não Dá Futuro”, lançada há cerca de um mês e realizada de forma permanente pelo Conselho de Defesa e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), com o objetivo de combater a mendicância no município, está se organizando para a realização, nessa primeira quinzena de setembro, de várias ações. Inicialmente, ocorrerá ciclo de palestras em escolas públicas e particulares, bem como equipamentos sociais do município; além de coleta de alimentos e outras ações, envolvendo empresas e instituições.

Luciano Guedes – Vigário Geral da Diocese de CG e Renata Andrade – Coordenadora do CMDDCA

A cada dia, a campanha realizada em parceria com a Promotoria da Infância e Juventude (MP), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Tutelar, com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), e da Procuradoria Geral do Município, vem ganhando mais adeptos, a exemplo da Igreja Católica, por meio da Diocese de Campina Grande, que firmou parceria no início do mês passado; e do Shopping Partage, que também fechou parceria no último dia 25 de agosto, durante reunião com a coordenação do CMDDCA.

Cristiano Vargas – Gerente de Operações do Shopping Partage e equipe do CMDDCA

“A articulação já está sendo feita com 25 Paróquias, para a colocação de pontos de coleta, incluindo os distritos de Galante e São José da Mata, para contribuirmos com a campanha da Mendicância”, afirmou o padre Luciano Guedes, Vigário Geral da Diocese/CG,

O gerente de Operações do Partage, Cristiano Vargas, falou sobre a importância da parceria:

“Temos uma preocupação com a mendicância de forma geral, especialmente quando se trata de crianças, pois entendemos que de fato “Quem dá esmola, não dá futuro”. Estaremos participando ativamente da campanha, a partir da coleta de doações, que será uma das ações, bem como a divulgação de todo esse trabalho, no sentido de conscientizar a clientela do Shopping a não praticar a mendicância com as crianças”, acentuou.

“A ideia é também dá continuidade a essa parceria com a Prefeitura, através de projetos sociais, onde estaremos referenciando e ajudando a cuidar dessas crianças, por meio de várias iniciativas que estaremos divulgando, posteriormente”, afirmou o
Gerente.

Para Renata Andrade, coordenadora do CMDDCA, “precisamos ter esse olhar mais sensível para a questão da violação, que está por trás do simples ato de ‘dar esmolas’, por isso estamos felizes em poder contar com novos parceiros que se preocupam com essa realidade; e todos juntos, podemos mudar aos poucos a realidade de muitas crianças e de seus familiares”, ressaltou a coordenadora.

Ações nos CRAS

Além das parcerias, as ações serão ampliadas através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que estarão realizando ciclos de palestras sobre o tema. A campanha também será trabalhada pelos demais serviços da Semas, que atuam com o público em geral. Além disso, a intersetorialidade, que consiste no trabalho conjunto com outras Secretarias, à exemplo das Secretarias de Educação (Seduc), Saúde, Cultura (Secult) e STTP, será um dos pontos altos da campanha, no sentido de conscientizar as famílias sobre a iniciativa.

Para a diretora de Proteção Social Básica, Joelma Martins, é muito importante que a campanha alcance todos os territórios no município, pois é visível o crescimento do número de crianças nos semáforos, bem como na exploração do trabalho infantil; apesar de sabermos, que esse crescimento, está relacionado com a questão econômica, bem como a falta de acesso à renda por parte dessas famílias.

“É preciso entender que: “é papel das famílias proteger os seus filhos, e do adulto, suprir a necessidade da criança. Por outro lado, cabe ao Serviço Público, acolher e aplicar a proteção social, e da própria sociedade em não dá esmola; já que quando damos esmola, condicionamos a criança a permanecer no espaço, expostas à diversos riscos pessoal e social. Elas inclusive, deixam de frequentar as escolas, bem como os próprios serviços oferecidos pela Prefeitura”, concluiu a diretora.

Telefone/Campanha

A campanha também dispõe do telefone (83) 98640.8357, para tirar dúvidas, esclarecer objetivos e orientar a população como fazer as doações.

Codecom


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