A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta sexta-feira, 14 de abril, o IV Seminário de Educação do e no Campo, que teve como foco central de abordagem “Escolas, famílias e comunidades: Dialogando os desafios e possibilidades da Educação do e no Campo, em Campina Grande”.
O evento, que foi sediado no anexo da Seduc, foi aberto ao público em geral mas teve como público-alvo, profissionais da Rede Municipal que atuam na Educação do Campo (gestores, técnicos, professores).
A iniciativa teve por objetivo fomentar e aprofundar o debate sobre os desafios e as possibilidades da interação entre famílias, escolas e comunidades no contexto da Educação do Campo de Campina Grande, relacionando ao diferencial positivo que esta interação traz para o processo ensino-aprendizagem no contexto dos educandos.
Na ocasião, através de uma mesa dialógica composta por profissionais da Educação e um representante dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, foram discutidas questões voltadas para a temática da participação das famílias e das comunidades no processo de educação, ou seja, no ambiente escolar.
De acordo com o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o crescente número de estudantes na zona rural gera a necessidade de “uma atenção ou sensibilidade redobrada às discussões envolvendo o público, reduzindo distâncias, barreiras geográficas e trazendo as famílias pra mais perto do ambiente escolar”.
Para a gerente do Ensino Fundamental da Rede, Adriana Sá, “o evento foi promovido mais uma vez, tendo em vista que a discussão é de grande relevância para a escola, a família e a comunidade, já que contempla abordagens que reforçam o processo de aprendizagem e auxilia o entendimento sobre os melhores caminhos a serem traçados para este objetivo”.
Esteve presente também na ocasião, a gerente Diretora Técnico Pedagógica da Seduc, Vera Passos.
Mesa dialógica
Sediaram o debate durante a manhã, a pedagoga Natália Maria Pereira Cabral, a professora, socióloga e cientista política, Noelma de Fátima Pereira, a estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, Maria Eduarda Pereira da Silva, a pedagoga, Simony Araujo de Morais e o pedagogo Thiago Jeddah Ferreira Xavier.
Educação na zona rural
Atualmente a Rede Municipal de Campina Grande tem um total de 3.591 estudantes na zona rural (entre crianças, Jovens e Adultos), matriculados em 23 unidades escolares.
Ao todo, são 18 unidades de Escolas com Educação Infantil, 03 Creches e 02 unidades escolares com anos finais.
Codecom