O curso de atualização em urgência e emergência será concluído com simulações realísticas de socorro. Atores fazem o papel de vítimas de acidentes e utilizam maquiagens para deixar a situação mais próxima da realidade de situações de urgência. “A reprodução quase real de casos de socorro é essencial para preparar adequadamente os profissionais”, frisou a Coordenadora do NEP, Loyane Figueiredo.“O curso de atualização é necessário porque os protocolos de atendimento mudam constantemente e precisam ser repassados para os profissionais, através de aulas práticas e finalizando com essa simulação realística”, disse a instrutora Ann Gracielle.
O SAMU regional de Campina Grande é responsável pela regulação das ambulâncias de 26 municípios e atende cerca de 70% dos casos da região. No ano passado, a Prefeitura Municipal de Campina Grande investiu na compra de cinco novas ambulâncias e uma caminhonete equipada para ocorrências em zona rural ou áreas de difícil acesso.
O serviço ainda conta com 10 motolâncias e quatro ciclolâncias. Um número positivo nos últimos anos tem sido a queda dos trotes. O número caiu paulatinamente de 2014, quando eram mais de 235 mil trotes, para cerca de 10 mil trotes por ano. O resultado é fruto do trabalho “Samu na Escola”, implantado em 2014 para conscientizar as crianças sobre a necessidade de extinguir a prática. 
Fonte: Codecom

