O último domingo (08) foi marcado por uma festa do esporte, da inclusão social e da solidariedade, com a realização da sexta edição do Clássico da Amizade, que reuniu no Sesi Clube do Trabalhador, no bairro da Prata, atletas do Futebol de Cegos e com Síndrome de Down. O evento foi promovido pela Associação Paraibana de Deficientes Visuais (Apadevi) e teve o apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
O evento foi aberto com um jogo exibição dos adolescentes do Supera T21, projeto do município de Queimadas, que promove o esporte para pessoas com Síndrome de Down. “Foi uma festa muito boa. Nós mostramos nosso futebol para uma grande torcida, fizemos gols e queremos voltar no ano que vem para jogar de novo”, disse o atleta João Guilherme.
Na partida principal estavam em quadra nomes consagrados do Futebol de Cegos Mundial. Jogadores da Apadevi, de outros clubes e da seleção brasileira mostraram porque o Brasil ainda é o país de referência mundial na prática desse esporte. Os atletas Jefinho e Nonato, apontados como dos melhores jogadores do mundo, participaram da confraternização e vestiram as camisas dos times Campinense e Treze, respectivamente. “Sempre é bom voltar a Campina Grande, em especial para mostrarmos nossas habilidades e difundirmos o futebol de cegos na região. Estão de parabéns todos que organizaram esse grande evento, único em todo o Brasil”, comentou Jefinho.
Na oportunidade foi homenageado o goleiro da seleção brasileira, Matheus Costa, que luta contra um câncer. Também aconteceram homenagens póstumas à presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Margarida da Mota (que faleceu neste ano) e ao empresário Renato Lago (Keka, das Tintas Lux), que morreu no ano passado.
“É uma honra para nós, que gostamos e apoiamos o esporte em Campina Grande, sermos lembrados em eventos como esse. Keka sempre se identificou com o futebol de cegos e estaria muito feliz em participar dessa festa. Na verdade, ele está”, falou o filho do homenageado, Giordano Lago.
O secretário da Sejel, Felipe Cavalcante, esteve no clássico e destacou a importância de eventos, como este, para promover a inclusão social por meio do esporte da cidade, dando exemplo para outros segmentos da sociedade. “Nós fazemos a nossa parte, como entidade pública, em dar esse suporte. Mas, acima de tudo, esses guerreiros são os grandes responsáveis por proporcionar momentos especiais, como os de hoje”, disse o secretário.
Clássico da Amizade
O Clássico da Amizade 2024, jogo entre os times do Treze e Campinense, terminou empatado em dois a dois. Para os organizadores, venceram a inclusão e a solidariedade, promovendo o esporte junto aos projetos sociais e arrecadando alimentos não perecíveis que serão doados à campanha Natal Solidário, da Paróquia de São Francisco, no bairro da Conceição. A arrecadação de alimentos, que ainda está acontecendo, está sob a responsabilidade da Apadevi (83) 98721-3727.
Codecom