A Secretaria de Saúde de Campina Grande redirecionou, temporariamente, os serviços realizados na Unidade Básica de Saúde Odete Leandro, localizada no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para outras unidades de saúde do Município. A medida foi necessária porque a UBS fica situada dentro do Campus e a reitoria da instituição publicou uma portaria suspendendo todas as atividades até o próximo dia 11 de abril.
A UEPB suspendeu as atividades em função de um caso de violência registrado na última quinta-feira, 3, dentro da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. A UBS fica instalada no Departamento de Enfermagem, que fica em outro prédio. Contudo, a portaria da UEPB engloba todo o Campus central.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai atender à população referenciada da UBS Odete Leandro, em outras duas unidades: Policlínica da Bela Vista e UBS Antonieta Rodrigues Veiga Filha, que fica no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
“Até a próxima sexta-feira, as pessoas que são atendidas na Odete Leandro devem buscar atendimento nessas outras duas unidades. A medida foi necessária, mas é temporária. A equipe da UBS Odete Leandro vai atender junto com a equipe da UBS Antonieta Rodrigues. Mas se o cidadão preferir, poderá utilizar os serviços da Policlínica da Bela Vista, cujo horário de funcionamento é das 7h às 18h”, disse o diretor de Atenção Básica, César Moreira.
Campina Grande dispõe de 203 equipes da Estratégia de Saúde da Família, todas com equipes completas, incluindo médicos e profissionais feristas. São mais de 100 prédios da Atenção Primária à Saúde para atender à população. O Município atingiu 100% dos habitantes e dos territórios cobertos com equipes de Saúde da Família em 2024.
Codecom