A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), finalizou as inscrições do “Edital de Manutenção de Espaços Culturais Lourdes Ramalho” com 30 espaços inscritos. Os proponentes estão inseridos nas mais diversas linguagens artísticas, como sedes de quadrilha e grupos de dança, estúdio de gravação e produção audiovisual, circo, espaços de Cultura Afro-indígenas, dentre outros.
Após esse processo, de acordo com o núcleo especializado em projetos da Secult, os trabalhos passarão por avaliação de um grupo de pareceristas de outros estados da federação, credenciados pela Secretaria e que não possuem vínculo com a instituição ou grupo/artista.
O calendário de avaliação segue até o dia 30 de abril, seguido pelo resultado preliminar até 2 de maio, com a interposição de recurso de 5 a 7 de maio e o resultado definitivo no dia 9 de maio.
Sobre o Edital
O edital, que integra as ações no âmbito municipal advindas da Política Nacional Aldir Blanc, resultará na injeção de R$ 180 mil na economia criativa da cidade Rainha da Borborema, sendo dividido em R$ 36 mil para cada projeto contemplado.
O objetivo do mesmo, segundo a Secult, é a seleção de espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais para receber subsídio destinado à manutenção destes locais. Com isso, pretende-se incentivar as mais diversas formas de manifestações culturais no município.
Puderam participar os agentes culturais nos seguintes formatos: pessoa física; microempreendedor Individual (MEI); microempresas; pessoa jurídica sem fins lucrativos (ex: associações, fundações, cooperativas, etc); coletivo/grupo sem CNPJ, representado por pessoa física.
†“Editais como o Lourdes Ramalho tratam da importância de resgatar a identidade cultural da cidade, contribuindo inclusive, de forma democrática, com descentralização da cultura. É o fazer política cultural na prática, proporcionando a possibilidade de que todos os segmentos culturais e localidades da cidade possam participar de uma seleção justa e, obtendo êxito, receber um recurso devido que contribuirá na perpetuação de sua atuação na comunidade”, destacou o secretário de Cultura de Campina Grande, André Gomes.
Codecom