A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Executiva de Saúde Mental, realiza nesta terça-feira, 29, o V Encontro Municipal Sobre o Autismo, evento em alusão à campanha Abril Azul, promovida durante este mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ocorrido no último dia 2.
O evento será realizado no auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianney e contará com a participação de mais de 600 pessoas entre profissionais dos serviços de saúde e a população. O horário é das 8h30 às 12h e das 14h às 16h e o evento é aberto ao público interessado. Serão emitidos certificados para todos os participantes.
Entre os palestrantes estão Ana Paula Ferreira, psicóloga cognitivo comportamental com formação em ABA, Denver, SCA, PECS, PODD e TEACH; Rilânia Tavares, psicopedagoga com formação em TEA, Atividades Adaptadas, Lego Braille Bricks; Felipe Almeida Dantas, psicopedagogo e filósofo, especialista em Abordagem ABA para Autismo e Educação Infantil; e Adolfo Silva; coordenador e preceptor na clínica Spectrum, responsável pelo setor da Intensive, analista do comportamento – ABA, certificado em manejo de segurança em crises comportamentais e aplicador PECS, com formação em Denver.
A campanha Abril Azul já contou também com o TEAcolho, evento realizado no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), no dia 11, com várias ações de toda a Prefeitura de Campina Grande voltadas para pessoas com autismo e seus familiares. Todas essas iniciativas têm como objetivo dar visibilidade e empoderamento a essas pessoas, gerando aceitação e empatia.
A campanha engloba não somente a pasta da Saúde, mas também Educação e Assistência social, além de instituições e secretarias adjuntas em um esforço coletivo do poder público para proporcionar instrução, explorando a importância da inclusão no convívio social, no mercado e na vida. “Esse é o V Encontro sobre Autismo, o que reforça o compromisso da gestão com a causa, e a importância de capacitar os profissionais para que haja acolhimento, respeito e inclusão”, disse a Coordenadora Executiva de Saúde Mental de Campina Grande, Lívia Sales.
O mês de Abril é dedicado à conscientização do autismo, uma condição que afeta cerca de uma em cada 100 crianças em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O azul que é a cor símbolo dessa causa, representa a calma, a compreensão e a solidariedade. O mês é uma oportunidade importante para sensibilizar a sociedade, combater preconceitos e fortalecer o apoio às pessoas autistas, ajudando a construir uma sociedade mais inclusiva.
PROGRAMAÇÃO
08h30 – Credenciamento
09h às 10h – Um olhar cuidadoso em cada detalhe: ajustando as lentes
Rilania Tavares Sampaio
10h30 – Intervalo
11h às 12h – Intervenção Precoce e modelo Denver para TEA – Ana Paula Ferreira
14h às 14h30 – Carta de um autista na perspectiva da Psicopedagogia – Felipe Almeida Dantas
14h30 às 16h – Estratégias baseadas na análise do comportamento para lidar com os comportamentos agressivos – Adolfo Silva.
Codecom