O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campina Grande foi destaque na última semana ao ser o único da Paraíba habilitado para concorrer à composição do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) no mandato de 2025-2028. A assembleia das eleições acontecerá em 20 de maio e, agora, o Conselho de Campina passa a votar, pois também foi habilitado como eleitor.
As habilitações foram divulgadas em 22 de abril, contendo o nome do Conselho de Campina Grande na relação com outros 32 conselhos municipais de outros estados, a exemplo de São Paulo, no Sudeste, Paraná, no Sul e Bahia, também no Nordeste. O processo eleitoral para compor o Conade foi lançado por edital para inscrições de organizações da sociedade civil e conselhos municipais, distrital e estaduais.
Todo o processo eleitoral pode ser acompanhado pela página oficial do Governo Federal, através do link: gov.br/participamaisbrasil/processo-eleitoral-conade-2025. Para a Prefeitura de Campina Grande, que integra as discussões enquanto gestão pública, junto ao Conselho, este é um avanço muito significativo. Conforme o secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Fabio Thoma, essa conquista mostra que o órgão tem cumprido seu papel com efetividade.
“Enquanto Prefeitura, dialogamos com o Conselho para ampliar as discussões em benefício das Pessoas com Deficiência, de forma a levar as principais demandas que possuímos em nível municipal, discutindo melhorias, ausências e escutando, principalmente, o público alvo. Então comemoramos, junto ao Conselho, essa conquista, e torcemos ainda pela escolha do órgão para compor o Conade, a fim de fortalecer ainda mais nossas pautas”, disse o secretário.
De acordo com Edna Silva, presidente do Conselho Municipal, é com muita alegria que o público da Pessoa com Deficiência comemora esse avanço. “Isso é um marco para Campina Grande, porque temos mais de 300 conselhos em todo o estado e somente o de Campina está apto para um edital de eleição como esse. Então a gente mostra que está seguindo o trabalho corretamente, de acordo com a legislação e se conseguirmos esse assento no Conade também vai ser histórico”, disse a presidente.
Codecom