A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste mês de maio uma programação especial no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) em alusão ao _Maio Furta-Cor_, campanha nacional que promove a conscientização sobre a saúde mental materna.
Criado em 2021, o Maio Furta-Cor é um movimento comunitário, suprapartidário e sem fins lucrativos que visa sensibilizar a sociedade sobre os desafios emocionais enfrentados por gestantes, puérperas e mães, além de incentivar a criação de políticas públicas para o cuidado integral à saúde mental das mulheres nesse período.
Em apenas cinco anos, o movimento já viabilizou a aprovação de mais de 150 leis municipais e estaduais em todo o Brasil e em outros oito países.
Na cidade de Campina Grande, a programação inclui atividades diárias no ISEA, com foco no acolhimento, na escuta ativa e na promoção de bem-estar emocional, sempre com base em evidências científicas. Entre os destaques da agenda estão:
Segundas-feiras: Roda de conversa “Cores do Meu Momento” com gestantes e puérperas de alto risco, às 10h, na Ala Flores.
Terças-feiras: Terapia grupal na Casa da Gestante e Canguru, também às 10h.
Quartas-feiras: Oficina de arteterapia com o mesmo público-alvo e horário.
Quintas-feiras: Educação em saúde mental na sala de espera do pré-natal, às 13h30.
Sextas-feiras: Psicoeducação sobre saúde mental materna, às 16h, em diferentes setores da maternidade.
Sábados: Pit Stop informativo com panfletagem sobre a campanha, às 14h, em áreas como a triagem e a sala de parto.
Domingos: Sessões de musicoterapia para mães e recém-nascidos, às 15h.
Além dessas ações fixas, será realizada na sexta-feira, 9 de maio, uma oficina especial de cordel com a artista Anne Poetisa. Haverá também oficinas de aleitamento materno em diferentes dias da semana.
Com essa iniciativa, Campina Grande reafirma seu compromisso com a promoção da saúde integral da mulher, destacando a importância de oferecer escuta, apoio emocional e informação de qualidade durante a gestação, o parto e o puerpério.
Codecom