A Atenção Humanizada foi incorporada como novo princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 29 de abril por meio da Lei 15.126/2025. Em função disso e da constante necessidade de otimização dos serviços de saúde públicos no município, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de capacitações com profissionais do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).
A oficina de Humanização da Assistência no ISEA será iniciada nesta sexta-feira, 9 de maio, das 9h às 11h e 14h às 16h. Também haverá o treinamento nos dias 12, 14, 16, 20, 21, 22 e 23 de maio. O trabalho é coordenado pela Direção de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) com a Rede Alyne do município.
Estas primeiras ações serão voltadas aos profissionais do acolhimento e do apoio, que englobam recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, porteiros, maqueiros, vigilantes e porteiros. Posteriormente, a capacitação será estendida a profissionais da assistência técnica e da área administrativa.
A ação também é resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente e Integrada de Humanização em Saúde, que envolve uma equipe multidisciplinar de toda a Prefeitura. Concomitantemente, outras atividades de humanização são desenvolvidas pelo setor de psicologia da maternidade.
Codecom