A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Futebol de Rua para a execução do projeto “Futebol de Rua pela Educação XII 2.0”. A assinatura da parceria foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, na Escola Ceai João Pereira de Assis, no bairro do Catolé.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto comemorou a parceria com o Instituto. “Quando a gente assinou o termo de parceria, basicamente foi como se a gente tivesse feito um gol e um gol bonito. A gente sabe que o esporte ajuda no combate à evasão escolar, na questão do espírito de equipe, no foco dentro da sala de aula. As crianças acabam equilibrando um pouco a energia que gastam em quadra para chegar de maneira mais serena dentro de sala de aula. Nossa expectativa é que nos próximos anos, nos próximos meses, a gente possa ampliar para ainda mais unidades da rede municipal aqui de Campina”, avaliou.
O gerente de Relacionamento Institucional e Governamental do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, acredita no impacto positivo do esporte na vida de crianças e adolescentes. “Quando você entrega uma bola para uma criança, mesmo que ela esteja sozinha ou em dupla, já tem jogo, já tem brincadeira, já existe uma forma de se divertir e ocupar a mente. O projeto é essa ferramenta que traz a bola, mas também traz um livro, uma caneta — e que, no dia a dia, garante que a criança, em vez de estar pensando em coisas ruins, esteja praticando esporte, interagindo, fazendo amizades e mantendo a mente focada em coisas que podem transformar sua vida para melhor”, afirmou.
Para a gestora da escola, Itala Gitana, o esporte desenvolve inúmeras habilidades e competências nas crianças e adolescentes. “Futebol é vida. Esporte é vida e traz tudo que é de bom para essas crianças e adolescentes. Afasta da vulnerabilidade, coloca dentro da escola e esse projeto no chão da escola é muito importante para eles. Para participar do projeto, o aluno precisa demonstrar interesse no conteúdo, ter um bom resultado para poder participar do projeto. Então, alinhado o conteúdo ao esporte e à disciplina, com certeza, trará excelentes resultados no processo de aprendizado desses alunos”, disse.
Codecom