A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), está intensificando a serviços de zeladoria com ações concentradas na retirada de entulhos, descartados irregularmente em terrenos baldios. Este serviço, realizado com maquinários pesados, já passou pelo Complexo habitacional Aluízio Campos, bairros Portal Campina e Tambor. O cronograma contempla outras localidades do município e, agora, o serviço está sendo realizado no Distrito de São José da Mata.
Além da retirada de entulhos e resíduos sólidos de locais proibidos, estão sendo realizados os serviços de capinação, varrição, pintura de meio-fio, poda de árvores, limpeza e desobstrução de vias e a operação tapa-buracos, como também limpeza em alguns terrenos. São cerca de 100 agentes de limpeza envolvidos neste trabalho.
A iniciativa foi determinada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e está em vigor desde o último mês de março, com o objetivo de promover uma resposta mais ágil às demandas da população, melhorando a limpeza urbana e a qualidade de vida nos bairros atendidos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Dorgival Vilar, a operação não interfere nos serviços diários realizados pela Sesuma nas demais áreas do Município. As atividades, como limpeza de canais, desobstrução de galerias, coleta domiciliar de lixo e demais ações rotineiras seguem ocorrendo normalmente, dentro do cronograma habitual.
“A operação surgiu como reforço para agilizar a solução de problemas pontuais, apontados pela população, sem comprometer o funcionamento dos serviços regulares de limpeza pública”, destacou o secretário.
Vilar reforça a importância da colaboração da população, para que evite o descarte irregular de resíduos sólidos e entulhos em vias públicas e terrenos baldios, contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e bem cuidada.
A Sesuma dispõe de canais oficiais para a solicitação de serviços e também para denunciar os que insistem em fazer o descarte ilegal dos resíduos. Podem ser acionados o zap solicitação (83) 99396.4356 ou instagram @sesumacg.
Os infratores identificados estão sujeitos ao pagamento de multas, que podem chegar até R$ 8 mil, “Mas, esta não é a intenção da gestão. Nossa intenção é de haja conscientização, para que Campina Grande continue com o título de Cidade Mais Limpa do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país“, ressaltou o secretário da Sesuma.