A Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, uma formação de preparação para o período do Censo Escolar, que começa na próxima quarta-feira, com foco na autodeclaração de raça/cor. O evento aconteceu no anexo da Seduc e teve por objetivo apresentar uma série de dados e orientações a gestores e secretários escolares.
O coordenador de Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Campina Grande, explicou que a Secretaria de Educação está desenvolvendo uma campanha educativa focada nos estudantes e seus responsáveis sobre a importância da autodeclaração de raça/cor. “Estamos construindo uma campanha que será realizada em dois momentos. De maio a julho, focando os dados do Censo, e em setembro, no segundo semestre, focando nos dados do Saeb, porque na prova do Saeb, são os estudantes do 5º e 9º anos que respondem ao questionário de autodeclaração de raça/cor. Então é uma campanha educativa permanente que não é só para 2025, mas para 2025 e 2026 em diante. Para que esse debate se torne uma política pública, e que nós possamos juntos trazer dados consistentes da autodeclaração, e também permitir que esses estudantes reconheçam seu pertencimento étnico-racial. Daí a campanha declare sua cor, afirme sua identidade”, explicou.
Segundo o coordenador do Censo Escolar, Wenninton Cunha, o período de coleta de dados do censo é importante e eles refletem nos investimentos feitos pela Educação.“O Censo Escolar abre sempre na última quarta-feira de maio, fica durante um período de dois meses e é onde é possível as escolas alimentarem a informação de matrículas dos alunos. A partir do Censo Escolar é que vem o financiamento para a educação municipal, assim como de todo o Brasil. Programas como o Fundeb, o PNAD, o PDDE, tudo isso vem pelos dados extraídos do Censo Escolar. Então é muito importante que a informação esteja correta, alimentada no Censo, para que esses dados cheguem ao INEP, seja feita toda a distribuição de forma igualitária para os municípios, estados, até mesmo a rede federal, receber esses valores corretamente”, explicou.
A secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, participou do evento formativo e destacou a importância do momento. “Sabendo hoje que a autodeclaração é de grande importância para atingirmos a condicionalidade 3 do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado, do Fundeb), a gente está formando todos os profissionais da rede municipal, iniciando pela Secretaria de Educação, pelos nossos técnicos e também iniciando hoje já com os gestores, os secretários escolares, que são as pessoas responsáveis por alimentar e por colocar no censo escolar essa declaração. Vamos iniciar também, na próxima semana, uma campanha a nível de rede, onde todas as pessoas vão se envolver de fato, todos os profissionais de educação, seja merendeira, seja auxiliar de serviços gerais, também os professores, técnicos, para que todos realmente reconheçam essa importância da autodeclaração”, afirmou.
Codecom