As equipes da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), intensificaram os trabalhos de monitoramento da Ação Intersetorial, no segundo final de semana d’O Maior São João do Mundo. Mesmo em meio à multidão que compareceu ao PP, especialmente na sexta-feira (06) e sábado (07), o trabalho foi considerado tranquilo, embora com flagrantes de crianças que insistem em participar da festa, sem a presença dos pais ou responsáveis.
O trabalho da Ação, coordenada pela Semas, que atua no combate ao abuso e trabalho infantil, recebe a apoio das Secretarias de Saúde, Educação (Seduc), Cultura (Secult), Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), e parceria do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), da Arte Produções, além de Conselho Tutelar e outros órgãos de proteção e segurança.
Neste sábado, a equipe de Conselheiros Tutelares presente na base, acompanhou a situação de um casal que estava na Pirâmide, totalmente embriagado com uma criança de colo, de menos de 1 ano de idade. Quando o casal percebeu a presença da equipe, se afastou do local. Mas o caso foi notificado e as equipes estarão monitorando para que a situação não se repita nas próximas noites.
Outra situação, foi de um grupo de adolescentes com idades entre 14 e 15 anos, do bairro do Pedregal, que estava sozinho no Parque do Povo. Elas alegaram que vieram ao encontro de uma outra amiga no PP. A ação, que ocorre de forma intersetorial, recebeu no sábado a visita do secretário de Saúde, Carlos Dunga, que também conheceu de perto o trabalho das equipes. O secretário Fábio Thoma, da Semas, falou sobre o compromisso e dedicação das equipes de abordagem, nesses dois primeiros finais de semana da festa.
“Estamos situando de forma intensa, lembrando que a festa está apenas começando, faltando mais 30 dias pela frente, o que aumenta a nossa responsabilidade, enquanto assistência social e demais secretarias, para que tenhamos uma ação tranquila, sobretudo, oferecendo proteção para as nossas crianças e adolescentes”, concluiu o secretário da semas, Fábio Thoma.
Codecom