As ações da Prefeitura de Campina Grande, no que diz respeito à mobilidade, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), foram essenciais para garantir segurança viária e comodidade para os forrozeiros que se deslocaram para aproveitar as muitas opções dentro d’O Maior São João do Mundo.
Com relação ao transporte público, turistas e moradores da cidade aproveitaram duas edições do programa Tarifa Zero, nos dias 7 de junho e 5 de julho, totalizando 108380 passagens gratuitas. Além disso, com o Virote Junino, quem foi para o Parque do Povo pode retornar para casa com os ônibus que circularam na madrugada.
Já as ações dos Agentes de Trânsito contribuíram para que o tráfego, no entorno do Parque do Povo, no distrito de Galante, na Vila do Artesão e no Sítio São João, tivesse fluidez sem transtornos para pedestres e condutores de veículos.
Outra ação importante e que teve avaliação positiva foi a interdição da rua Dr. João Moura (lateral do Palco Principal), permitindo que somente pedestres e veículos da segurança pública transitassem no local, a partir das 20h, em dias de shows no referido palco. Desta maneira, a chegada dos forrozeiros e a dispersão despois dos espetáculos foi muito tranquila e segura no aspecto do trânsito.
A STTP também realizou a campanha “Seja forrozeiro arretado e consciente. Se beber, não dirija!”. Essa campanha foi intensificada por meio de ações educativas nos locais de festa, em comandos realizados em diversos dias e horários nos vários pontos da cidade e nas blitzes de fiscalização da Lei Seca, realizadas pelos Agentes da STTP.
Vale destacar que todo o trabalho foi planejado com bastante antecedência. Assim que o Carnaval terminou, o corpo técnico da STTP começou a pensar o São João. Foi montado um plano de trânsito e transportes, com organização dos pontos de estacionamento, embarque e desembarque para os diversos tipos de veículos (táxi, mototáxi, aplicativo, pessoas idosas e com deficiência). Tudo divulgado com antecedência para que o público pudesse planejar sua ida para o Parque do Povo com tranquilidade.
O resultado de todo esse trabalho foi bastante satisfatório, com um fluxo de 16.739.068 veículos (quantidade de passagens pelos equipamentos de fiscalização e monitoramento da STTP) durante os 38 dias de festa, o número de sinistros (277 ao todo), em junho, ficou estável quando comparado ao mesmo período de 2024.
“O Maior São João do Mundo foi um sucesso. E uma parte considerável desse resultado é devido ao trabalho do time da STTP que se engajou para que houvesse segurança viária, fluidez no tráfego e transporte público de qualidade para a população. São 24 horas por dia e sete dias por semana sem parar em prol de servir com excelência à população”, destacou o superintendente da STTP, Vito Ribeiro.
Codecom