A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Alpargatas e a Uninassau, realizou nesta segunda-feira, 07 de julho de 2025, a segunda ação formativa do Programa Avança Campina: Ideb 2025. O encontro, com o tema “Gestão forte, Ideb em alta”, aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Faculdade Uninassau, e reuniu gestores escolares, assessores pedagógicos e a equipe técnico-pedagógica da Seduc.
A formação teve como foco o fortalecimento da gestão educacional e o alinhamento de estratégias voltadas à melhoria dos indicadores de desempenho da Rede Municipal de Ensino. Na programação, destaque para a palestra do professor Emanuel Souto: “A Gestão Escolar e o Compromisso Coletivo com a Aprendizagem: potências, desafios e corresponsabilidade”, que estimulou reflexões sobre o papel coletivo dos profissionais da educação na promoção da aprendizagem.
Durante o evento, a diretora técnico-pedagógica da Seduc, Isabelle Pires, destacou a importância do alinhamento entre gestão e prática pedagógica.
“Esse é um evento que a gente faz para abranger um alinhamento em termos de rede sobre a avaliação externa Saeb. A gente precisa alinhar o gestor com esse escopo mais pedagógico, o técnico pedagogo da rede e os assessores pedagógicos e, para além disso, o professor que é quem está responsável pelo aumento do Ideb na rede também. Então é realizado um evento em que se faz formação mensal com gestor, explicando como alcançar os objetivos a partir de um estudo personalizado que fizemos das metas por escola, em que algumas escolas irão consolidar o nível de aprendizagem dos estudantes e outras irão mudar o nível, avançar esse nível de aprendizagem. Então a gente trabalha com estratégias, com metodologias e com objetivos específicos para o atingimento dessas metas no avanço do Ideb”, explicou.
Para a gestora escolar Adália de Sá Costa, a formação foi um momento de escuta, troca e planejamento.
“Eu acho esses momentos formativos de extrema importância para a gente dar continuidade a um trabalho que já tem na escola, muitas vezes dá início a esse trabalho, como é no meu caso. Então, são momentos especiais, são momentos em que se dialoga, troca informação, troca experiência e que mais do que isso, a gente leva essa informação para a escola, para os nossos técnicos, para montar essas estratégias de melhoria para a qualidade do ensino aos nossos estudantes”, destacou.
A ação formativa integra o calendário pedagógico do Programa Avança Campina: Ideb 2025 e reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, equitativa e orientada para resultados concretos na aprendizagem dos alunos.
Codecom