Campina Grande apresentou um crescimento relevante nos índices de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental. Os dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), divulgados hoje, mostram que o município cresceu 13,2% em um ano, saindo de 42,4% de estudantes alfabetizados em 2023 para 47,92% em 2024.
Esse ritmo de crescimento supera o registrado em âmbito nacional (5,71%, de 56% para 59,2%) e também na Paraíba (9,59%, de 51,1% para 56%). Os comparativos reforçam que Campina Grande está consolidando políticas públicas educativas eficazes, que fica evidenciado quando 42% dos municípios brasileiros registraram queda nos indicadores de alfabetização.
O Secretário de Educação atribui o crescimento ao esforço coletivo da pasta e ao Programa Campina de A a Z:
“O programa Campina de A a Z se tornou o pilar do nosso trabalho em alfabetização, orientando formações, acompanhamento e ações efetivas nas escolas. Os resultados são fruto de um trabalho coletivo, sério e focado em cada criança da rede”, avaliou o Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto.
Campina de A a Z: um caminho estruturado para garantir o direito à alfabetização
O programa Campina de A a Z tem sido a principal referência para as ações voltadas à alfabetização no município. Ao longo do último ano, a gestão municipal implementou medidas articuladas, com foco na formação dos profissionais e no uso de dados para orientar intervenções pedagógicas. As principais ações incluem:
• Formação continuada para professores do ciclo de alfabetização;
• Avaliações diagnósticas sistemáticas e acompanhamento pedagógico nas escolas;
• Produção e distribuição de materiais de apoio ao letramento;
• Avaliação de aprendizagem no Pré II, respeitando as especificidades da etapa;
• Formações mensais com gestores escolares para análise de indicadores e redefinição de estratégias.
Ampliação das ações no novo ciclo
Os dados refletem os resultados do último ano da primeira gestão do prefeito Bruno Cunha Lima e marcam o encerramento de uma etapa importante na consolidação de políticas públicas voltadas à alfabetização e o investimento em novas tecnologias como ferramentas que agregam no aprendizado, como os chromebooks e os kits de robótica educacional. Com o início de um novo ciclo de gestão, a Secretaria Municipal de Educação reafirma o compromisso com a ampliação das ações e com a busca permanente pela melhoria dos indicadores.
“Finalizamos este ciclo com resultados concretos que validam nossa aposta na educação como prioridade. Agora, iniciamos uma nova etapa, com mais experiência, foco e determinação para fazer ainda melhor. Campina Grande continua escrevendo uma história de aprendizado, com seriedade e responsabilidade”, concluiu Raymundo Asfora Neto.
Codecom