Quatorze estudantes da Rede Municipal de Educação de Campina Grande foram medalhistas e receberam menções honrosas na Olimpíada Internacional Mandacaru de Matemática 2025. A divulgação do resultado ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18, e os vencedores da competição são de duas escolas do município: a Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Sítio Estreito, conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze e três menções honrosas. Já a Escola Monsenhor Sales, conquistou quatro medalhas de bronze e quatro menções honrosas.
Para o secretário de Educação, Asfora Neto, o resultado representa a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe escolar, que conta com o apoio da Seduc; e o reconhecimento do desempenho dos estudantes envolvidos.
“Desde o ano passado, a Secretaria passou a acompanhar mais de perto, a investir e apoiar o trabalho feito na Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, além de incentivar outras escolas a também participarem de olimpíadas de conhecimento. E o intuito é replicar a abordagem exitosa no restante da rede. Eles são inspiração e orgulho para Campina, mais uma vez”, afirmou Asfora.
Confira a lista dos medalhistas:
Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro –
Alane Sophi Soares Araújo – Ouro
Alan Gustavo dos Santos,- Prata
Davi Lucas Henrique Silva – Bronze
Any Vitória Clemente dos Santos – menção honrosa.
Arthur Santos Lira – menção honrosa.
Ellen Hadassa Henrique Silva – menção honrosa.
Dyego Cleber da Silva Ramos
Escola Monsenhor Sales –
Maria Luiza Costa Maciel – Bronze
Maria Heloísa da Silva – Bronze
Ana Carolina Costa Lima – Bronze
Emanuel Vitor Costa Lima – Bronze
Ana Lavynia Andrade da Silva – Menção
Lucas Matheus Henrique Cassiano – Menção
Daphynne N. Mascarenhas – Menção
Daniel M. Cavalcante – Menção
Medalhas em 2025
Os estudantes da rede municipal têm se destacado em Olimpíadas de Conhecimento, só no ano passado foram 140 medalhas conquistadas e ao longo de 2025 os estudantes já conquistaram ouro, prata, bronze e menções honrosas em outras competições: Na GJMAT – olimpíada Internacional; OBAPO – Olimpíada Brasileira de Povos Originários e Africanidades; Olimpíada Canguru de Matemática; Olimpíada de literatura e na OBAP – Olimpíada de Astronomia.
Olimpíada Mandacaru de Matemática
A Olimpíada Mandacaru de Matemática é realizada pela Mandacaru Soluções Educacionais com a proposta de valorizar a cultura nordestina por meio da matemática. Participam da competição estudantes do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.
Este ano, a competição ocorreu em âmbito internacional, com a participação de todos os países que adotam a Língua Portuguesa como idioma oficial. O resultado foi divulgado por meio de uma live no canal oficial do evento no Youtube, na tarde desta sexta-feira, 18 de julho.
Codecom