O Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), da Prefeitura de Campina Grande, é referência no acolhimento e na promoção da cidadania da pessoa idosa. O Centro celebrou 25 anos de fundação nessa quinta-feira (31), com um evento especial promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A comemoração, que aconteceu na unidade, reuniu dezenas de idosos atendidos pelo serviço, além de autoridades municipais, equipe técnica e convidados.
A tarde festiva aconteceu com uma programação marcada por homenagens, apresentações culturais realizadas por grupos de música e dança formados por idosos da unidade. Foram apresentados depoimentos emocionantes e registrados momentos de confraternização. O evento destacou a importância do trabalho realizado pelo Centro, ao longo de mais de duas décadas, promovendo atividades que fortalecem vínculos sociais, autoestima e qualidade de vida para a população idosa do Município.
Creuza Menezes, 78 anos, utiliza os serviços do CMCI desde a fundação e ficou emocionada ao relembrar os momentos que vivenciou ao longo dos anos. “Quando eu cheguei aqui, as atividades me ajudaram muito a superar a morte de um dos meus filhos. Fiz muitas amizades aqui e hoje relembramos as fotos de muitas delas que também já se foram, mas fizeram parte desta história. Esse momento foi muito especial para a gente ver o quanto já caminhamos juntos”, disse.
Gilma Souto Maior, coordenadora do espaço, se emocionou com o momento. “Eu vejo que todo o nosso trabalho não foi em vão, fazendo um balanço dos nossos trabalhos comparando o começo, entre os anos 1990 e 2000 e a atuação da equipe no presente. Vemos os frutos desse trabalho, da Prefeitura de Campina Grande, dando muitos frutos ao longo de todos esses anos. Eu estou muito feliz e orgulhosa de ter o privilégio de chegar até aqui”, declarou.
Rosemary Torres, que está a frente da Gerência da Pessoa Idosa da Semas, também destacou a felicidade pela história do espaço. “Essa é uma oportunidade para relembrar a trajetória do Centro de Convivência e de parabenizar a equipe técnica que trabalha cotidianamente para transformar esse lugar em referência para a pessoa idosa. Esse é um trabalho conjunto que faz a diferença na efetivação de políticas públicas e luta por visibilidade para a pessoa idosa”, disse.
O secretário da Semas, Fabio Thoma, também pontuou a importância desse momento. “O centro comemorou o aniversário na última segunda-feira, 28 de julho, mas promovemos esse evento em uma data propícia para todos, reunindo quem trabalha no local, luta pela causa da pessoa idosa e, principalmente, quem usa o serviço e sabe o quanto é necessário comemorar a existência desse espaço”, concluiu o gestor.
Codecom