Mais um grande evento promete movimentar a cidade dentro da programação do “Campina, São João o Ano Todo”, uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, coordenada pela Secretaria de Cultura (Secult). Neste sábado, 9 de agosto, o bairro José Pinheiro será o cenário do “Arraial Lenira Rita”, promovido pela quadrilha junina Flor de Lampião, com apoio da Secult. A festa será realizada no Complexo Esportivo Plínio Lemos, a partir das 18h, e contará com uma programação especial que reúne cultura popular, tradição e muito forró.
Fotos: Mateus Almeida
Além da anfitriã Flor de Lampião, o público poderá prestigiar as apresentações das quadrilhas juninas Saudade do Amanhecer, Arraial do 40, Escurrega Mai Num Cai e Junina Vem com Tudo, além da Mistura Gostosa, grupos que representam a força e a resistência das quadrilhas juninas.
O Arraial leva o nome de Lenira Rita (in memoriam) em homenagem a uma das grandes precursoras do movimento de quadrilhas juninas em Campina Grande, tornando-se, ao longo das últimas décadas, uma das principais referências na preservação e valorização dessa expressão cultural. Com uma trajetória marcada pela dedicação e amor à cultura popular, dona Lenira teve uma contribuição decisiva para os festejos juninos da cidade Rainha da Borborema, sendo uma das idealizadoras d’O Maior São João do Mundo.
O entusiasmo e incentivo de dona Lenira foram fundamentais para o surgimento das apresentações de quadrilhas nos bairros, nas cidades vizinhas e na recepção aos turistas durante o período das festas juninas de Campina Grande. Por todo o empenho, dona Lenira é carinhosamente reconhecida como a “Mãe das quadrilhas” de Campina Grande.
Para Jefferson Hanniery, representante da junina Flor de Lampião, o apoio da Secult tem sido fundamental para manter viva a tradição dos arraiais de bairro. “É nos bairros que o São João mostra sua essência. Ter o apoio da Secult para realizar o Arraial Lenira Rita é mais do que incentivo. É reconhecimento de um trabalho feito com amor e muita dedicação à cultura popular”, destacou.
O secretário de Cultura de Campina Grande, André Gomes, também reforçou a importância do evento dentro do calendário do “Campina, São João o Ano Todo”.
“A proposta do programa é justamente levar a cultura junina para todos os cantos da cidade, descentralizando as ações e valorizando iniciativas comunitárias. O Arraial Lenira Rita é exemplo vivo de como o São João permanece pulsando o ano inteiro em Campina Grande”, afirmou.
O “Campina, São João o Ano Todo” segue fortalecendo a identidade cultural da Rainha da Borborema, garantindo que a tradição junina seja celebrada em todos os meses do ano e nos mais diversos territórios da cidade.
Codecom