O início da 50ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande foi celebrado com uma noite inesquecível no Parque Evaldo Cruz, que se transformou em um grande palco de arte, emoção e encontros, nesta quinta-feira (14). A abertura do FICG50 reuniu um público diverso, com pessoas de todas as idades, para celebrar meio século de história cultural deste, que é o 2º Festival de Inverno mais antigo do país, e o 1º do Nordeste.
Os shows de Elba Ramalho e Luís Kiari foram os grandes destaques da noite, emocionando a plateia com performances marcadas por energia, afeto e forte identidade artística. A presença de dois nomes tão representativos da música brasileira dividindo o palco proporcionou momentos de pura magia e conexão com o público.
“Muita coisa está se renovando, está se transformando, na vida, na história da nossa música, e o que eu espero é que as pessoas continuem priorizando o que é bom, o que é verdadeiro, não importa se é daqui ou do Mato Grosso, por exemplo […] A Vanessa da Mata vem também representando um outro estilo de música, o que é maravilhoso, tem que ter esse ecletismo mesmo, trazer artistas diversos, como eu acho que deveria ser os festivais pelo mundo”, referendou a estrela Elba Ramalho.
A noite de estreia reforçou o espírito do festival: uma celebração vibrante da cultura em suas diversas formas. E essa foi apenas a primeira página de uma programação intensa, que promete dias repletos de arte, encontros e muitas emoções.
“A programação me surpreendeu bastante, como também o novo espaço do Festival. Já participo há alguns anos e tenho um grande apreço pelo evento, mesmo não sendo natural de Campina Grande. Nesse primeiro dia foi possível curtir o show da Elba Ramalho, mesmo com a chuva, de forma confortável, por conta do espaço coberto do Parque Evaldo Cruz. Já planejo voltar outros dias, para aproveitar outras programações”, comemorou Marcus Pedrosa, jornalista, que esteve no evento.
A 50ª edição do Festival de Inverno, que é realizada pelo Instituto Solidarium e Prefeitura de Campina Grande – através da Secretaria de Cultura, segue com uma agenda rica em apresentações, oficinas, mostras e vivências, convidando todos a participarem dessa trajetória que aquece corações e inspira gerações.
Confira abaixo a programação deste final de semana:
15 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
Teatro
“Silêncio total: vem chegando um palhaço!”
Luiz Carlos Vasconcelos (João Pessoa – PB)
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: 16h
Sessão Memória
Homenagem aos prefeitos de Campina Grande que passaram pela História dos 50 anos do Festival de Inverno
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 19h
Música
Emerson Uray
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: 19h
Cultura Popular
Espetáculo da Cultura Popular
Cia Livre de Dança, Grupo Caetés, Tropeiros da Borborema, Cia. Raízes, Ariús, Grupo Acauã da Serra, Grupo Caísca, Cabruá. Quadrilha junina convidada: Mistura Gostosa.
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 20h30
Cultura Popular
Espetáculo “Nações Africanas”
Balé da Cultura Negra do Recife (PE)
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 21h
Música
Zé Filho e Moisés Freire
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: 21h
16 DE AGOSTO (SÁBADO)
Teatro
“Um conto de amor Nordestino”
Coletivo Teatral Sonhe Que Dá (Bayeux – PB)
Local: Praça da Bandeira
Horário: 10h
Música
Naninha
Local: Feira Central
Horário: 11h
Música
Gitana Pimentel
Local: Praça da Bandeira
Horário: 12h
Música
Nathália Belar
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: 19h
Música
Val Donato
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: 21h
17 DE AGOSTO (DOMINGO)
Música
Coletivo do Rock
Local: Parque Evaldo Cruz
Horário: das 17h às 21h.
Codecom