Esta terça-feira, 19 de agosto, marca o _Dia da Luta da População em Situação de Rua_. A data busca conscientizar sobre a existência e a invisibilização social dessas pessoas. Em Campina Grande, o programa Consultório na Rua presta assistência em saúde à população em situação de rua. Mais de 400 pessoas são atendidas pelo programa.
O Consultório na Rua tem uma equipe multidisciplinar, que realiza a busca ativa semanalmente e ações diárias de vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, aferição de condição geral da saúde e sinais vitais, testes de glicemia, consultas de enfermagem, pré-natal, administração de métodos contraceptivos, curativos, escuta psicológica, orientações sociais, emissão do cartão do SUS, encaminhamentos para UBS, Caps, UPAs, hospitais e demais dispositivos da Redes de Atenção à Saúde.
“O Consultório na Rua é um serviço de Atenção Básica, cujo objetivo é ampliar o acesso das pessoas em situação de rua à rede de atenção e ofertar de maneira mais oportuna a atenção integral à saúde. Composto por uma equipe multiprofissional, o serviço pode contar com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, agente de ação social, entre outros”, disse a coordenadora do Consultório na Rua, Luciene Gomes.
Antes, o Consultório na Rua dispunha de apenas uma equipe. No entanto, desde o ano passado o serviço passou a contar com mais uma equipe para abranger mais locais e atender um maior número de pessoas. São mais de 400 atendimentos por mês e existem 434 pessoas em situação de rua cadastradas no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) no Município. A Vigilância em Saúde também promove o acompanhamento dessa população para controle de infecções, em espaços como feiras e bares.
Casas de Acolhimento
A Prefeitura de Campina Grande também oferece casas de acolhimento para o abrigo temporário dessa população, além de fazer o encaminhamento para inclusão em programas de benefícios sociais. “A perspectiva de sofrimento de muitas dessas pessoas é diferente da nossa. Então é um trabalho complexo que estamos desenvolvendo para diminuir este quadro”, explicou Luciene.
Além do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Campina Grande vem realizando diversas outras ações para garantir uma resposta ao desafio social das pessoas em vulnerabilidade que vivem em situação de rua.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), o Sine Municipal, a Guarda Civil Municipal e outros órgãos e instituições da sociedade civil estão engajadas na estratégia de redução do atual cenário de pessoas vivendo em situação de rua.
Codecom