Autor: Notícias PMCG

Chá e Leitura: Seduc realiza projeto que une leitura, meio ambiente e saberes populares

Projeto “Chá e Leitura” promove aprendizado interdisciplinar com foco na consciência ambiental.

21/08/2025 12h56 Atualizado há 4 horas

A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande promoveu, na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Municipal José Guilhermino, o projeto “Chá e Leitura”, uma ação pedagógica que integra incentivo à leitura, consciência ambiental e saberes populares. A ação está sendo retomada com atividades mensais, voltadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, e faz parte do programa Plantar.

Nesta nova fase, o projeto promove rodas de leitura que despertam a reflexão sobre temas essenciais como o uso consciente da água, a preservação da biodiversidade, os impactos das ações humanas no ecossistema e o papel da cidadania na construção de um futuro sustentável.

Durante a atividade, os estudantes também aprofundaram seus conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais, por meio de exemplos cultivados na própria farmácia viva da escola. Com mediação dos professores, aprenderam sobre os benefícios das ervas naturais para a saúde, os cuidados no seu consumo e os diferentes métodos de preparo dos chás.

Ao final, os estudantes participaram de uma degustação de chás naturais, valorizando o aroma e o sabor das plantas em um ambiente acolhedor que estimulou o relaxamento e a integração.

O estudante Maycon James afirmou: “Eu gosto de cuidar do planeta. A gente aprende que não se pode jogar lixo no chão, na rua, nem na praia. A gente tem que jogar o lixo nas lixeiras. Eu sou obcecado por plantas, porque elas que trazem o oxigênio pra gente poder respirar.”

A coordenadora de Educação Ambiental, Andrezza Maia, destacou: “A principal importância é estimular a prática leitora, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, quando está sendo construído o letramento. Inserir o letramento ambiental junto com a alfabetização é fundamental para que eles cresçam ao mesmo tempo que conhecem as letras e também aprendam sobre o meio ambiente, trabalhando essas duas temáticas simultaneamente. Costumamos dizer que o estudante só consegue cuidar daquilo que conhece, então essa prática é uma imersão no meio ambiente, eles estão envolvidos pelo ambiente da horta, da farmácia viva, na sombra da árvore, adquirindo conhecimento sobre o meio ambiente. Com essa imersão, eles se tornarão cuidadores do meio ambiente”.

A professora do 2º ano, Girlane Galdino, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento integral dos estudantes.

“Trabalhamos conteúdos que envolvem leitura, ciências e consciência ambiental, aproveitando as áreas verdes da escola para oferecer experiências práticas. Assim, formamos estudantes conscientes da importância da preservação ambiental e do uso responsável dos recursos naturais.”

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.