A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande promoveu, na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Municipal José Guilhermino, o projeto “Chá e Leitura”, uma ação pedagógica que integra incentivo à leitura, consciência ambiental e saberes populares. A ação está sendo retomada com atividades mensais, voltadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, e faz parte do programa Plantar.
Nesta nova fase, o projeto promove rodas de leitura que despertam a reflexão sobre temas essenciais como o uso consciente da água, a preservação da biodiversidade, os impactos das ações humanas no ecossistema e o papel da cidadania na construção de um futuro sustentável.
Durante a atividade, os estudantes também aprofundaram seus conhecimentos sobre o uso das plantas medicinais, por meio de exemplos cultivados na própria farmácia viva da escola. Com mediação dos professores, aprenderam sobre os benefícios das ervas naturais para a saúde, os cuidados no seu consumo e os diferentes métodos de preparo dos chás.
Ao final, os estudantes participaram de uma degustação de chás naturais, valorizando o aroma e o sabor das plantas em um ambiente acolhedor que estimulou o relaxamento e a integração.
O estudante Maycon James afirmou: “Eu gosto de cuidar do planeta. A gente aprende que não se pode jogar lixo no chão, na rua, nem na praia. A gente tem que jogar o lixo nas lixeiras. Eu sou obcecado por plantas, porque elas que trazem o oxigênio pra gente poder respirar.”
A coordenadora de Educação Ambiental, Andrezza Maia, destacou: “A principal importância é estimular a prática leitora, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, quando está sendo construído o letramento. Inserir o letramento ambiental junto com a alfabetização é fundamental para que eles cresçam ao mesmo tempo que conhecem as letras e também aprendam sobre o meio ambiente, trabalhando essas duas temáticas simultaneamente. Costumamos dizer que o estudante só consegue cuidar daquilo que conhece, então essa prática é uma imersão no meio ambiente, eles estão envolvidos pelo ambiente da horta, da farmácia viva, na sombra da árvore, adquirindo conhecimento sobre o meio ambiente. Com essa imersão, eles se tornarão cuidadores do meio ambiente”.
A professora do 2º ano, Girlane Galdino, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Trabalhamos conteúdos que envolvem leitura, ciências e consciência ambiental, aproveitando as áreas verdes da escola para oferecer experiências práticas. Assim, formamos estudantes conscientes da importância da preservação ambiental e do uso responsável dos recursos naturais.”
Codecom