O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 35 anos de existência no dia 13 de julho deste ano. Em Campina Grande, a Prefeitura promoveu uma celebração à data na manhã do último domingo, 24, com ação no Parque da Criança que reuniu dezenas de famílias. As atividades foram coordenadas pelas diretorias de Proteção Básica, através do Programa Criança Feliz e Centros de Referência em Assistência Social(CRAS), e Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O ECA é um marco legal fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes no Brasil, assegurando o acesso à saúde, educação, lazer, cultura e, principalmente, proteção contra todas as formas de violência. Durante as comemorações foram distribuídos cerca de 200 exemplares do Estatuto, destacando a importância de uma familiaridade maior sobre os direitos desse público.
Também foram realizadas brincadeiras lúdicas crianças e adolescentes presentes no parque, como também para as crianças atendidas pela Casa da Esperança 3, que recebe menores desde à primeira infância.
A enfermeira Fernanda Araújo estava acompanhada do filho, da nora e da neta Olivia, de apenas um ano de idade, que estavam no local para aproveitar a manhã de sol. Ela disse que ficou feliz em receber o exemplar do Estatuto e parabenizou a Prefeitura de Campina Grande pela iniciativa.
“Eu não conhecia o Estatuto, mas agora que estou tendo essa oportunidade. Vou ler e tentar conhecer melhor sobre os direitos das nossas crianças. Acho de grande importância que as pessoas procurem conhecer melhor o ECA. Vou, inclusive, levar para o meu trabalho, onde tenho muito contato com pais e filhos. Vou aproveitar para passar para elas o que aprendi sobre esses direitos”, disse a enfermeira.
No local as equipes promoveram ainda oficinas, com 26 brinquedos lúdicos, feitos com embalagens de papel, papelão, tampinhas de garrafas, canudos, entre outros, que estimulam aspectos como concentração, coordenação motora, cognitivo, sensorial e autonomia das crianças.
Junto com a mãe, Virginia Oliveira, a pequena Maria Júlia, 5 anos de idade, se divertia com o brinquedo criado para estimular a prática da escovação e se apressou em mandar um recado. “Eu sempre escovo os meus dentinhos”, disse a pequena Júlia.
“Um momento de suma importância, em um ambiente público ao ar livre no qual trazemos essa proposta de conscientização. Dessa forma, as famílias e mesmo as crianças aqui conseguem assimilar melhor o que é passado pelas nossas equipes. Falamos também sobre os prejuízos das telas e o quanto os pais precisam agir para proteger e mudar essa realidade, dentro de casa”, ressaltou a gerente da Criança e do Adolescente, Kamilla Cirne.
Para a supervisora da Proteção Especial, Kyssia Almeida, foi um momento pensado com muito carinho pela Semas. “É uma forma de mostrarmos um pouco do trabalho realizado pela pasta, em especial em um momento em que vemos tantos problemas envolvendo crianças e adolescentes. Trouxemos também crianças em acolhimento da Casa da Esperança 3, para vivenciar esse momento, um serviço que mostra o quanto prezamos pela garantia de direitos desse público, já que atuamos com quatro unidades em Campina”, disse a supervisora.
“Uma grande e importante ação, onde as equipes da Semas demonstram, na prática, um pouco do vasto trabalho desenvolvido pela assistência social no dia a dia em nosso município. Estamos cada dia mais atentos aos direitos desse público e buscamos de todas as formas, também levar informações para a população, através de múltiplas ações”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom