Em mais um ano, a banda fanfarra ‘Treze de Julho’, da Prefeitura de Campina Grande, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Bodocongó, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), está ultimando os preparativos para o desfile de Sete de Setembro, que este ano tem como tema: “Brasil: raízes que nos unem, diversidade que nos fortalece”. A banda formada por crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vem realizando os ensaios desde o último mês de julho, de segunda à quarta-feira, no período manhã e tarde.
De acordo com o professor e músico, Moab Brito, durante os ensaios, os 21 componentes ficam ainda mais animados, porque a comunidade, acompanha de perto tudo que está sendo preparado para este ano e isso motiva ainda mais todo os integrantes. A banda também circula nas proximidades do Centro Dia, situado no Conjunto dos Professores, nas imediações do Cras Malvinas, fazendo a alegria de usuários também atendidos na unidade, e próximo à UEPB.
Este ano, a banda estará levando para avenida um repertório cultural misturado com o popular, com músicas conhecidas do público como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e outras como ‘Rei da Vaquejada’, de Wesley Safadão, numa pegada mais animada. De acordo o instrutor, todo ano quando se aproxima o mês de setembro, os componentes ficam ansiosos para mostrar o resultado de todo o trabalho realizado durante os ensaios.
“A ideia de todos os anos é mostrar que a fanfarra é mais do que música, é integração, cultura e movimento na comunidade. Os músicos mirins, também tem a oportunidade de mostrar no desfile de Sete de Setembro, as notas que aprimoraram durante os ensaios e os demais integrantes, em especial, das coreografias, também vivenciam esse momento cívico e muito especial para todos eles”, disse o professor, Moab Brito.
“As crianças e adolescentes da nossa unidade amam fazer parte da fanfarra, porque é antes de tudo, um espaço de valorização, de mostrar talentos. A música tanto traz alegria, como também é terapêutico e eles gostam demais, especialmente no dia 7 de Setembro, quando também convidam suas famílias para acompanhar o desfile. Todos se tornam protagonistas, nesse momento especial”, disse a coordenadora da Cras, Raquel Souza.
Para o secretário Fábio Thoma, mais do que valorizar as nossas crianças e adolescentes, a banda Fanfarra ‘Treze de Julho’, há muitos anos, resgata valores na comunidade. Crianças e adolescentes que se envolvem com a arte da música logo cedo e levam esses ensinamentos pra vida. É algo imensurável e temos muito orgulho do trabalho realizado pela Semas, através dos nossos técnicos na unidade.”, concluiu o secretário.
Codecom