O Município de Campina Grande teve, mais uma vez, o seu projeto de formação de profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, reconhecido. Desta vez, o curso Atualiza APS foi selecionado na X Mostra Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde “Aqui tem SUS”.
O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de setembro em Manaus (AM) e reunirá experiências das duas regiões. O Atualiza APS já havia sido premiado na Mostra Paraíba Aqui tem SUS e foi apresentado na Mostra nacional Brasil Aqui tem SUS. “É um prazer poder levar o nosso modelo para todo o país”, disse o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior.
O curso Atualiza APS já é a maior formação presencial da Atenção Primária à Saúde do país. Na primeira edição, 1.863 da Atenção Básica passaram pelo Atualiza APS. Em 2025, o curso passou a ser apoiado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
No dia 11 de setembro serão iniciadas as aulas da segunda edição, que é voltada a todos os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, incluindo as Equipes Multidisciplinares (eMulti), o Consultório na Rua e a Saúde Prisional. O Atualiza APS é coordenado pela Direção de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES).
O curso Atualiza APS 2 terá como tema a Gestão do Cuidado e terá duração de três meses de formação com carga horária de 160 horas para profissionais de ensino superior e 40 horas para técnicos. As aulas serão ministradas por preceptores que foram selecionados por meio de processo seletivo, incluindo profissionais de saúde com ampla experiência e docentes de universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas da Paraíba.
Durante a formação, os profissionais de nível superior terão no conteúdo programático uma imersão nos cuidados nos ciclos de vida, como saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto, da pessoa idosa, saúde das mulheres e também do homem, saúde materno-infantil, e oficinas de vigilância em saúde.
Já os profissionais técnicos participarão de oficinas de longitudinalidade do cuidado e todos os alunos irão vivenciar oficinas de cuidado como valorização dos trabalhadores que cuidam a exemplo de acupuntura, auriculoterapia, dança, tenda do conto, pintura, balling, terapia comunitária dentre outras.
Codecom