O Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), da Prefeitura de Campina Grande, iniciou as ações voltadas à Campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção contra o suicídio. O Centro Pop, que funciona na Feira Central, é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
No local, às segundas e terças-feiras, equipes estão disponibilizando para os usuários, após o café da manhã, kits contendo preservativos feminino e masculino, além de bombons com o tema do autocuidado físico e mental: “Seja quem ouve e não quem julga – Todos por um”.
Além das sacolinhas, o serviço decorou o local com as cores da campanha e frases positivas, que reforçam os cuidados com a saúde mental.
“Foi uma iniciativa da nossa equipe de psicólogos que percebeu o quanto seria importante para os nossos usuários. Um momento de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, considerando todos os problemas que eles também enfrentam nas ruas da cidade. Percebemos o quanto têm feito a diferença para cada um deles”, disse a coordenadora do serviço, Mônica Loureiro.
Outro serviço, que também iniciou as atividades sobre a temática, é o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Malvinas.
As equipes da unidade realizaram ação nesta segunda-feira, 08, na quadra da Estação Cidadania-Cultura, reforçando a importância da prevenção ao suicídio e do apoio mútuo como caminhos de cuidado e valorização da vida, com palestra ministrada pelo setor de psicologia da unidade.
Próximas Ações
Dando continuidade às ações nesta quinta-feira, 11, será realizado no coreto do Parque da Criança um momento de cuidado com os usuários da Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto. No local, também será ministrada palestra interativa sobre o tema e promovido um lanche para os participantes.
E no final deste mês, mais precisamente no dia 25, será a vez do Cras Borborema, através do grupo ‘Viver Melhor’, da Catingueira, realizar ação no Salão Paroquial de uma Igreja próxima. Será um evento acolhedor, com a troca de ideias e de informações sobre saúde emocional e como cada pessoa pode fazer a diferença na vida do outro.
“Em um momento em que se discute tanto a questão da saúde mental, as nossas unidades têm abraçado essa campanha, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Saúde Mental. Os nossos serviços, que atuam diretamente com o público de maior vulnerabilidade, sabem a importância de abordar o tema e promovem outros momentos de interação, para que o público entenda a importância de estar bem acolhido”, ressaltou o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom