A Secretaria de Cultura de Campina Grande (Secult) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 11, um encontro com os premiados no Edital Poeta Zé Laurentino. O encontro aconteceu na sede da Secult, com o objetivo ampliar o diálogo com a classe artística, esclarecer os próximos passos do cronograma e discutir estratégias para o fortalecimento da rede de Pontos de Cultura do município.
“A gente sabe da importância, enquanto Secretaria de Cultura, de, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e dos incentivos do Governo Federal, fomentar os Pontos de Cultura, de investir para que a classe artística possa desenvolver suas ações. Mas eu também acho interessante chamar os segmentos para o diálogo, para que todos tenhamos ciência não apenas desses investimentos, mas também para reforçar que a Secult, enquanto Prefeitura, também está se disponibilizando a estar junto para desenvolver ações e fomentar a cultura e a arte“, salientou André Gomes, secretário de Cultura de Campina Grande.
Estiveram presentes representantes de órgãos e entidades premiados com o título de Pontos de Cultura, que reconhece e valoriza o trabalho árduo e constante de artistas que atuam diretamente no desenvolvimento das práticas culturais e artísticas de Campina Grande.
“O Maracagrande tem 16 anos e há muito tempo nós esperávamos por esse título. Todos os anos nós realizamos oficinas e ações na comunidade e sempre achamos louvável esse título de Ponto de Cultura. Ficamos muito felizes por ter esse título e gratos pela nossa trajetória“, destacou Fabiana Miná, vice-presidente do Grupo Maracagrande, celebrando a conquista.
O Edital Poeta Zé Laurentino integra as ações da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Município e fará uma injeção econômica de R$ 720 mil em projetos culturais desenvolvidos na cidade. O edital visa premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações de pontos de cultura de Campina Grande, tendo por base a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
Pontos de Cultura
De acordo com a Lei Cultura Viva, são definidos como Pontos de Cultura “entidades jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos; grupos ou coletivos, sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades”.
O poeta Zé Laurentino
O edital é uma homenagem a José Laurentino da Silva, conhecido como Zé Laurentino, que foi um poeta popular brasileiro, nascido em 1943, no município de Puxinanã (PB). O destaque em sua carreira artística se deu pelo retrato, em sua poesia, da vida no Sertão Nordestino, com humor e um olhar carinhoso para o povo. “Zé”, integrou uma cadeira na Academia de Letras de Campina Grande, e viveu até os 73, morrendo em 2016 na cidade Rainha da Borborema.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (83) 3310-6808, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, ou encaminhar um e-mail para o endereço: pnabsecultcg@gmail.com.
O Calendário
Seguindo o cronograma, de 1° a 12 de setembro, será o período de convocação para a etapa de premiação. As entidades e coletivos habilitados deverão enviar, por meio do e-mail pnabculturavivacg@gmail.com, os dados da conta bancária vinculada ao CNPJ da entidade ou ao CPF do representante do coletivo, além das seguintes certidões negativas atualizadas: federal, estadual, municipal, trabalhista, de contas julgadas irregulares pelo TCU e do FGTS (no caso das entidades).
Essas certidões serão exigidas no momento do pagamento da premiação, para comprovar a adimplência da pessoa candidata e possibilitar a emissão da ordem bancária.
Codecom