A Biblioteca Municipal Félix Araújo, equipamento cultural da Prefeitura de Campina Grande e administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), segue com grande movimentação de estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para concursos públicos. O espaço, além de oferecer um acervo diversificado, se destaca pela estrutura voltada ao estudo e pelo acolhimento aos frequentadores.
De acordo com a gerente da Biblioteca, Érika Marques, o equipamento vem cumprindo um papel essencial para a comunidade acadêmica e para a população em geral.
“A Biblioteca é um espaço democrático de acesso ao conhecimento. Temos recebido muitos jovens que se dedicam aos estudos para o Enem, vestibulares e concursos, e nosso objetivo é oferecer um ambiente adequado, confortável e inspirador. Queremos que todos se sintam bem-vindos e apoiados em sua jornada de aprendizado”, destacou.
Além do acervo de livros, jornais, revistas e arquivos históricos, o local conta com ambientes climatizados, áreas para leitura individual e em grupo, além de orientação especializada. Os monitores atuam de forma humanizada, auxiliando tanto na busca por materiais quanto no acolhimento aos estudantes, que muitas vezes enfrentam momentos de ansiedade e pressão diante das provas.
Frequentador assíduo do espaço, o historiador Jônatas Pereira ressaltou a importância da Biblioteca para a preservação da memória e para a formação intelectual dos campinenses:
“Posso afirmar que sou o maior frequentador deste espaço desde que se mudou. Constantemente, pelo menos uma ou duas vezes por semana, geralmente, piso nas dependências deste importante espaço de estudo e pesquisa, especialmente na parte onde estão os arquivos do Museu Histórico, onde existe um rico acervo com livros, jornais, revistas raras, que não são mais encontrados em nenhum outro lugar. Aqui somos todos bem recepcionados pelos funcionários e colaboradores. Este espaço deve sim ser bem visto por toda a população campinense e vem desempenhando grande importância para a história e cultura campinense. Tenho orgulho de fazer parte desta história”, comentou.
Com um atendimento qualificado e um ambiente que alia tradição e modernidade, a Biblioteca Municipal Félix Araújo reafirma seu papel como ponto de referência para estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral, fortalecendo o acesso ao conhecimento e à cultura em Campina Grande.
Seviço:
Biblioteca Municipal Félix Araújo
Endereço: Rua Maciel Pinheiro, 89 – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Codecom