Os museus de municipais , geridos pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), estarão presentes no calendário nacional da 19ª Primavera dos Museus, iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A edição de 2025 tem como tema “Museus e Mudança Climática” e contará com atividades entre os dias 23 e 26 de setembro.
A Primavera dos Museus é uma ação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece anualmente, sempre no mês de setembro. O evento tem como objetivo estimular a visitação aos museus, fortalecer o vínculo dessas instituições com a sociedade e promover debates sobre temas contemporâneos, a partir da perspectiva museológica.
A cada edição, o IBRAM propõe um tema central que orienta a programação em todo o país. Exposições, visitas mediadas, oficinas, seminários, apresentações artísticas e atividades educativas são organizadas por museus e centros culturais que aderem voluntariamente ao calendário.
No Museu Histórico de Campina Grande, o público poderá visitar o acervo permanente, em exposições guiadas, sempre das 8h às 13h, com entrada gratuita.
Já o Museu do Algodão apresenta a mostra guiada “Da chegada do trem ao algodão colorido”, que estará aberta ao público nos mesmos dias, das 8h às 16h, também com acesso livre.
Além disso, o espaço recebe no dia 24 de setembro, às 6h da manhã, uma apresentação musical de Pepysho Neto em pequeno formato, durante a Feira Agroecológica que instalada na área externa do museu.
Com a participação na Primavera dos Museus 2025, Campina Grande reafirma o compromisso de aproximar a população de seus espaços culturais e fortalecer o debate sobre temas atuais, como a preservação ambiental e as mudanças climáticas.
Codecom