A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e a Organização Francesa de Solidariedade Internacional (Essor) realizou, na tarde desta sexta-feira, 19, o I Fórum Livre de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Clube da Bolsa, no bairro São José, com o objetivo de construir propostas de melhorias locais e para o plano nacional de combate a esse tipo de violação.
A iniciativa reuniu crianças e adolescentes usuários da rede de serviços de proteção, além de representantes de órgãos competentes. O Fórum ainda contou com a presença de membros da sociedade civil e organizada, a exemplo da Empoderar, Recria e da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (Ajurcc), que têm desenvolvido importantes ações de apoio à causa em Campina Grande.
Durante a ação, os participantes foram organizados em grupos de debate, a fim de elaborar propostas que possam contribuir com o enfrentamento da violência sexual contra menores em nível local e nacional. Os grupos se dividiram em 4 eixos temáticos, sendo eles: “Abuso Sexual”; “Tráfico de Pessoas com Fins de Exploração Sexual”; “Violências Sexuais Praticadas em Ambientes Digitais” e “Exploração Sexual Comercial”.
Conforme Paulineto Sarmento, presidente do CMDDCA, o saldo do evento foi bastante positivo. “As discussões geraram um conjunto de sugestões que levaremos ao Fórum Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual ainda neste ano. Essa ação é muito importante para a garantia de direitos desse público e gera encaminhamentos voltados para o planejamento e melhorias das atuais políticas públicas”, destacou.
Brenda Brito, coordenadora de educação da ESSOR, frisou a relevância do evento: “Essa é uma oportunidade de revisar o Plano Nacional de enfrentamento a esta violação de direitos, e as crianças e adolescentes se beneficiam com esse trabalho conjunto”. Socorro Carvalho, representante do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, também pontuou sobre a temática: “Este é o primeiro fórum para revisar o atual plano nacional e Campina cumpre bem esse papel, reunindo várias vozes”.
“Este momento é uma oportunidade de unir esforços e construir soluções a partir da realidade de nosso território. Com a contribuição de todos, poderemos fortalecer as políticas públicas de proteção e, assim, garantir um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Fabio Thoma.
Codecom