A diretora da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), Niani Medeiros, participou nesta quinta-feira (25) da I Jornada de Empregabilidade Surda de Campina Grande, promovida pelo Sine Municipal, em sua sede, e destacou a relevância da iniciativa para a inclusão da comunidade surda no município.
Segundo Niani, a Emusp tem como prioridade capacitar servidores para promover a inclusão de forma ampla. Isso inclui a oferta de cursos de Libras, garantindo que o atendimento ao público surdo e a integração dentro das repartições municipais ocorram de maneira efetiva.
“É uma alegria estarmos presentes neste evento. Dentro da Emusp, é uma preocupação constante capacitar os servidores em Libras, para que possamos incluir a comunidade surda tanto no atendimento ao público quanto entre colegas surdos nas repartições”, explicou a diretora.
Niani ressaltou ainda que, embora Campina Grande seja uma cidade de grande porte, ainda há um desafio significativo na ampliação da empregabilidade surda, especialmente na iniciativa privada. Para ela, é fundamental que empresas e organizações também adotem práticas inclusivas, replicando a preocupação com a inclusão de pessoas surdas e outros portadores de deficiência.
“Precisamos de uma atuação mais efetiva na iniciativa privada, para que essa inclusão seja de fato implementada em todos os espaços de trabalho”, concluiu.
Codecom