A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realiza nesta quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 8h, um Dia D no Centro da cidade para alertar sobre a importância do respeito à faixa de pedestres.
A partir das 8h, os Agentes e os Educadores de Trânsito estarão distribuídos nas principais faixas da Avenida Floriano Peixoto, no trecho entre a Praça da Bandeira e o viaduto, para conversar e orientar condutores e pedestres quanto à atenção necessária a esse tipo de sinalização.
A ação coincide com um amplo trabalho de revitalização de faixas de pedestres realizado pela STTP, desde o mês de agosto, com repinturas no Centro da cidade, no Catolé, José Pinheiro, Monte Castelo e Santo Antônio, somando mais de 100 faixas renovadas. A meta é chegar a 700 até o fim do ano.
Além disso, os dados de sinistros relacionados a atropelamentos reforçam a necessidade de alertar a população quanto a essa problemática. Em 2025, segundo o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), coordenado pela STTP, foram registrados um total de 165 atropelamentos em Campina Grande, sendo 35 em faixas de pedestres. Houve oito óbitos causados por atropelamentos; 3 deles em faixa de pedestre.
“É importante reforçar esse respeito à faixa de pedestres. A STTP realiza trabalho permanente de implantação e revitalização de faixas na cidade, além disso, nossas campanhas de conscientização acontecem durante todo o ano, seja nas ruas ou nas escolas, empresas e instituições públicas. Nós também não descuidamos da fiscalização e nossos Agentes de Trânsito estão sempre a postos para tomar as medidas cabíveis em caso de desrespeito a esse importante dispositivo de sinalização”, contextualizou o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro.
Codecom