Uma manhã de muita alegria, descontração, mas sobretudo de muito cuidado. Foi assim o evento em alusão à campanha Setembro Amarelo, promovido pelo serviço de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), para cerca de 80 funcionários que atuam nas quatro Casas de Acolhimento, com crianças e adolescentes para adoção.
O local escolhido, foi o Parque Evaldo Cruz no Açude Novo, com muito verde, canto de pássaros e calmaria. Lugar ideal para renovar as energias e promover reflexões sobre o dia a dia de trabalho. A programação contou inicialmente com momentos de relaxamento com a professora de Ioga e Ballet e também fisioterapeuta, Rebeca Brasil.
Na sequência, dança e alongamento com o professor de Educação Física da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Ademir Miranda, que não deixou ninguém parado, além de aferição de pressão, testes de glicose, com equipe da Saúde e massagem relaxante, e um delicioso café da manhã.
O psicólogo da Semas, Alexandre Brasil, realizou roda de conversa com o tema: “Valorização da Vida e da Saúde Mental”, alertando para a importância de cuidar e ser bem cuidado e principalmente, ficar atento aos sinais. “Sabemos que para cuidar do outro é preciso estar bem para que possamos também oferecer o melhor para quem está na ponta. São pessoas que precisam de cuidado, de carinho, atenção, amor. Nesse mundo atual, as pessoas em geral estão muito carentes e um momento como esse é de suma importância e reflexão, para a nossa saúde mental.”, disse o profissional.
Lidiane Palmeira, há 8 anos atua como cuidadora na Casa de Acolhimento 3, que acolhe crianças de 0 a 6 anos. Ela conta que chegou ao local um pouco ansiosa, mas logo foi se entrosando com a ação, os amigos e se sentindo melhor. “A gente vai se envolvendo e relaxando e daqui a pouco já esquece do que está sentindo e aproveita o momento. Gosto muito do meu trabalho e isso ajuda bastante, porque me faz bem saber que estamos fazendo o bem e contribuindo para um futuro melhor das nossas crianças”, disse a mulher.
“O trabalho da Alta Complexidade é minucioso e delicado. É necessário de vez em quando sair da rotina e estar em um ambiente como esse, aberto e com muito lazer. Percebemos que é uma necessidade entre eles e aproveitamos esse período em que celebramos a campanha do Setembro Amarelo, em especial, para cuidar de quem está cuidando todos os dias de outras realidades, que são as nossas crianças”, disse a supervisora da Proteção de Média e Alta Complexidade, Kalina Oliveira.
Para o secretário Fábio Thoma, um momento muito especial, considerando todo o trabalho que é feito diariamente pelos profissionais do acolhimento. “Sabemos que é necessário cuidar e cuidar com carinho e respeito, por isso esse momento é crucial para todos nós. Essa troca de experiências e vivências com cada um desses profissionais, nos faz entender ainda mais a importância do trabalho desenvolvido nas unidades de acolhimento. Parabéns a todos!”, concluiu o secretário.
Codecom