A Escola Amaro da Costa Barros realizou, no dia 30 de setembro, a segunda edição do Luau da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é da própria escola e contou com apoio da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O objetivo é reduzir a evasão escolar e promover a integração da comunidade escolar.
Nilson Silva, gari e estudante da EJA, falou sobre a alegria de poder participar do evento, inclusive ajudando na organização: “Para mim esse evento está sendo maravilhoso. Trabalho o dia inteiro e à noite estudo. Mesmo cansado, estou aqui porque quero aprender a ler e escrever. O luau traz alegria, conhecimento e incentivo para que a gente continue”, relatou.
A professora Liliângela Barbosa, responsável pela organização, destacou que o projeto nasceu com o objetivo de aproximar a escola das famílias. “Este evento nasceu para comemorar o Dia dos Pais, mas expandiu-se ao longo do tempo. Hoje fazemos também homenagens ao Dia dos Avós e trabalhamos a história dos sobrenomes, com os alunos construindo seus próprios brasões. Também as receitas culinárias criadas por eles farão parte do projeto ‘Dei Valor’, que trabalha a educação financeira”, disse a professora.
Para Ádria Viana, coordenadora da EJA, o evento representa uma estratégia importante para toda a Rede Municipal: “Essa ação tem um objetivo claro, que é resgatar os alunos que estão se evadindo depois do segundo semestre. É uma noite diferente, interativa e motivadora, que alia aulas interdisciplinares a momentos de alegria e pertencimento”, destacou.
Codecom