A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dando andamento à Semana de Valorização da Pessoa Idosa, realizou nesta quarta-feira, 1º, o Dia D de Ação Intersetorial, no Parque Evaldo Cruz. O evento reuniu diversas secretarias municipais, instituições e universidades parceiras, promovendo uma série de serviços gratuitos e atividades culturais para cerca de 150 pessoas.
O evento proporcionou atendimentos da Secretaria de Saúde, com o Consultório na Rua, Odontomóvel, imunização, aferição de pressão e glicemia. Também ocorreram orientações jurídicas, com o Procon, apresentações culturais, com Jalles Franklin e Pepysho Neto, por meio da Secretaria de Cultura. Ainda tiveram apresentações do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), com xaxado e dança da saia, e da Banda Fanfarra 13 de Julho, do Cras Bodocongó.
Foram realizadas atividades de ginástica, através da Secretaria de Esportes Juventude e Lazer (Sejel) e procedimentos para a retirada de credenciais para estacionamentos, com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. Já a Uninassau e Unifip realizaram, respectivamente, atendimentos de Terapia Ocupacional, psicologia, enfermagem, biomedicina e farmácia. Instituições de Longa Permanência para idosos também fizeram parte da ação com orientações e informações sobre os serviços que oferecem.
Jurandir Sousa, de 86 anos, disse que amou a ação. “Eu faço parte do Centro do Idoso há cinco anos e gosto muito quando a Prefeitura realiza esses eventos. Vi que foi tudo feito com muito carinho”, destacou. Para Rosemere Torres, Gerente da Pessoa Idosa, o Dia D foi um reflexo da dedicação integrada. “Os idosos dançaram, receberam vários atendimentos e saíram felizes. Isso mostra que, em conjunto, estamos no caminho certo para com a política pública”, ressaltou.
Ana Claudia Vital, ex-primeira dama do Município, representou o esposo e senador Veneziano Vital do Rêgo no evento, pontuando a importância da iniciativa. “Estamos na Semana de Valorização da Pessoa Idosa para reforçar que os idosos têm muito conhecimento, vivências e força, sendo exemplos para outras gerações. Eu fico muito feliz de compartilhar esse momento juntos”, destacou.
O secretário Fabio Thoma, da Semas, também falou sobre a ação. “Esse evento simboliza nosso compromisso contínuo com a promoção de direitos, cuidado e dignidade para os idosos. Agradecemos profundamente a parceria das diversas secretarias e instituições envolvidas, que tornaram possível a realização desta ação”, afirmou.
Codecom