A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, no Teatro Municipal Severino Cabral, o IV Simpósio do Ensino Fundamental. O evento reuniu gestores, professores, estudantes e demais profissionais da rede municipal em um momento de compartilhamento de conhecimento, inspiração e valorização da educação.
A abertura contou com apresentações musicais dos estudantes Hadassa Beatriz Silva Rosas, do 9º ano da Escola CEAI Dr. João Pereira de Assis, e Iago Pereira dos Santos, do 3º Ciclo da EJA da EMEF Anésio Leão. Em seguida, foi exibido um vídeo em homenagem à professora Joseane de Almeida Silva, que havia inscrito trabalho no simpósio e faleceu recentemente.
A secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, ressaltou que o simpósio vai além de um evento. “O IV Simpósio Municipal de Educação é mais que um evento, é um momento para que os professores socializem ideias, diálogos e aprendizados. Um momento de partilha, de debate e de renovação do compromisso com uma educação que inspira e transforma. A novidade também foi a participação dos nossos estudantes, que demonstraram com muito protagonismo o que vivenciam nas escolas” destacou.
O momento central do encontro foi a Mesa Dialógica “Práticas Pedagógicas que Inspiram”, que possibilitou a troca de experiências entre professores e gestores da rede municipal, valorizando práticas inovadoras e eficazes que podem ser replicadas em diferentes escolas.
Entre os relatos de experiências apresentados, a professora Fátima Guerra compartilhou o projeto “Leitura Vai Vem”. “É um projeto que fortalece o vínculo entre pais e escola e incentiva o hábito da leitura de forma prazerosa e lúdica. Hoje ele já está consolidado na escola, mostrando resultados positivos entre as crianças” explicou a professora.
O encerramento ficou por conta da palestra “Inspire-se: competências empreendedoras para a vida”, ministrada por Lucas Teixeira, em parceria com o Sebrae-PB. A fala destacou a importância do desenvolvimento de competências para a formação integral de estudantes e educadores.
“Nosso objetivo é inspirar sobre competências que devem ser desenvolvidas tanto por educadores quanto por estudantes para apoiar na construção de projetos de vida. A educação não se resume a provas ou concursos, mas envolve preparar o ser humano para desafios pessoais e profissionais”, disse o palestrante.
Ao avaliar o evento, a gerente do Ensino Fundamental, Marília Rocha, destacou a relevância da partilha de práticas exitosas. “Esse simpósio foi uma grande celebração da educação municipal. Tivemos aqui um momento muito especial com protagonismo de professores, gestores e estudantes. A palestra com Lucas Teixeira trouxe inspiração para inovar nas nossas aulas. O objetivo é justamente esse: apresentar práticas que possam ser replicadas em toda a rede, mostrando o potencial gigante da nossa educação”, finalizou.
Codecom