A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande participou, nos dias 2 e 3 de outubro, da Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, promovida pelo Ministério da Educação (MEC). O evento foi realizado no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e reuniu iniciativas de todo o país que se destacam no fortalecimento da educação integral.
Concorrendo com municípios de todo o Brasil, Campina Grande teve sua experiência reconhecida entre as 75 iniciativas selecionadas pelo MEC como práticas inspiradoras de educação integral. A experiência apresentada contempla o Eixo Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas, evidenciando a construção de um modelo educacional inovador, que valoriza os territórios, os saberes e o protagonismo estudantil.
Representando o município, estiveram presentes Ana Lúcia Fernandes, Diretora de Apoio às Escolas e Coordenadora do Programa Escola em Tempo Integral, e Fabíola Gomes Gaudêncio, Gerente de Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação.
“A proposta de Campina Grande foi submetida à apreciação e foi vencedora, e estivemos agora junto com a professora Fabiola, apresentando, socializando a nossa experiência inspiradora de educação para o MEC, como também para as redes presentes de todo o país, um momento inspirador no qual tanto socializamos práticas, mas também aprendemos muito com outras redes e levamos essa proposta de Escola em Tempo Integral que está sendo desenvolvida em Campina Grande. Então, estamos imensamente felizes em saber que o trabalho que estamos desenvolvendo dentro das 20 unidades no município de Campina Grande tem esse reconhecimento e também por ter socializado com outras redes as experiências exitosas e inspiradoras contribuindo na formação do currículo de todo o país“, destacou a Diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes.
O evento representou um marco histórico para a Educação de Campina Grande, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a formação integral dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas, inclusivas e transformadoras.
Codecom